A hospitalidade pura consiste em acolher aquele que chega antes de lhe impor condições, antes de saber e indagar o que quer que seja, ainda que seja um nome ou um "documento" de identidade. Mas ela também supõe que se dirija a ele, de maneira singular, chamando-o portanto e reconhecendo-lhe um nome próprio: "Como você se chama?" A hospitalidade consiste em fazer tudo para se dirigir ao outro, em lhe conceder, até mesmo perguntar seu nome, evitando que essa pergunta se torne uma "condição", um inquérito policial, um fichamento ou um simples controle das fronteiras. Uma arte e uma poética, mas também toda uma política dependem disso, toda uma ética se decide aí.
DERRIDA, J. Papel-máquina. São Paulo: Estação Liberdade, 2004 (adaptado).
Associado ao contexto migratório contemporâneo, o conceito de hospitalidade proposto pelo autor impõe a necessidade de
A anulação da diferença.
B cristalização da biografia.
C incorporação da alteridade.
D supressão da comunicação.
E verificação da proveniência.
Soluções para a tarefa
Respondido por
132
Letra c.
Nota-se, com base na leitura acima, que a ideia de hospitalidade deve estar além de uma ideia de pertencimento, de uma determinada origem, sendo portanto, uma característica dotada de fatores acolhedores, além de éticos.
Portanto, a incorporação da alteridade significa na realidade, o reconhecimento daquilo que é distinto, como único, como inerente ao outro, e como fator que deve essencialmente, ser altamente respeitado, acima de tufdo.
Perguntas interessantes