a história do cinema brasileiro
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No ano de 1887, desde a estreia cinematográfica no país, abre a primeira sala de cinema ao público na capital carioca por incentivo dos irmãos italianos Paschoal Affonso e Segreto.
Eles foram os pioneiros do cinema no Brasil, os quais foram considerados os primeiros cineastas no país, uma vez que realizaram gravações da Baía de Guanabara em 1898.
No ano seguinte, Pachoal Segreto realizou uma filmagem na cidade de São Paulo durante a celebração da unificação da Itália. No entanto, foi somente no início do século XX, que São Paulo tem sua primeira sala de cinema, com o italiano Vítor di Maio.
Um dos problemas iniciais da produção do cinema no país era a falta de eletricidade que somente foi resolvida em 1907 com a implantação da Usina Ribeirão de Lages, no Rio de Janeiro. Após esse evento, os números de salas crescem consideravelmente na cidade do Rio de Janeiro (cerca de 20 salas de exibição).
↑ (*aqui está a origem do cinema brasileiro*) ↑
No início, os filmes eram de caráter documental. Em 1908, o cineasta luso-brasileiro António Leal apresenta sua película “Os Estranguladores”, considerado o primeiro filme de ficção brasileiro, com duração de 40 minutos.
Anos depois, em 1914, foi exibido o primeiro longa-metragem produzido no país pelo português Francisco Santos intitulado “O Crime dos Banhados”, com mais de duas horas de duração.
Entretanto, após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) ocorre uma crise do cinema brasileiro, o qual fora dominado por produções estadunidenses (cinema de hollywood), enfraquecendo assim, o cinema nacional.
Por conseguinte, na década de 20 e 30 o cinema brasileiro atinge grande expansão com as publicações das revistas de cinema “Para Todos", "Selecta" e a "Cinearte” e ainda com produções que se espalham por vários cantos do país denominado os ciclos regionais.
Foi na década de 30 que foi criado o primeiro grande estúdio cinematográfico no Brasil: a “Cinédia”. As produções mais importantes dessa época foram: “Limite” (1931), de Mario Peixoto; “A Voz do Carnaval” (1933), de Ademar Gonzaga e Humberto Mauro e “Ganga Bruta” (1933) de Humberto Mauro.
↑ (*e aqui o avanço do cinema brasileiro*) ↑
Eles foram os pioneiros do cinema no Brasil, os quais foram considerados os primeiros cineastas no país, uma vez que realizaram gravações da Baía de Guanabara em 1898.
No ano seguinte, Pachoal Segreto realizou uma filmagem na cidade de São Paulo durante a celebração da unificação da Itália. No entanto, foi somente no início do século XX, que São Paulo tem sua primeira sala de cinema, com o italiano Vítor di Maio.
Um dos problemas iniciais da produção do cinema no país era a falta de eletricidade que somente foi resolvida em 1907 com a implantação da Usina Ribeirão de Lages, no Rio de Janeiro. Após esse evento, os números de salas crescem consideravelmente na cidade do Rio de Janeiro (cerca de 20 salas de exibição).
↑ (*aqui está a origem do cinema brasileiro*) ↑
No início, os filmes eram de caráter documental. Em 1908, o cineasta luso-brasileiro António Leal apresenta sua película “Os Estranguladores”, considerado o primeiro filme de ficção brasileiro, com duração de 40 minutos.
Anos depois, em 1914, foi exibido o primeiro longa-metragem produzido no país pelo português Francisco Santos intitulado “O Crime dos Banhados”, com mais de duas horas de duração.
Entretanto, após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) ocorre uma crise do cinema brasileiro, o qual fora dominado por produções estadunidenses (cinema de hollywood), enfraquecendo assim, o cinema nacional.
Por conseguinte, na década de 20 e 30 o cinema brasileiro atinge grande expansão com as publicações das revistas de cinema “Para Todos", "Selecta" e a "Cinearte” e ainda com produções que se espalham por vários cantos do país denominado os ciclos regionais.
Foi na década de 30 que foi criado o primeiro grande estúdio cinematográfico no Brasil: a “Cinédia”. As produções mais importantes dessa época foram: “Limite” (1931), de Mario Peixoto; “A Voz do Carnaval” (1933), de Ademar Gonzaga e Humberto Mauro e “Ganga Bruta” (1933) de Humberto Mauro.
↑ (*e aqui o avanço do cinema brasileiro*) ↑
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O cinema brasileiro teve início no ano de 1896, quando a primeira sessão foi transmitida na cidade do Rio de Janeiro. As produções nacionais e as correntes do cinema brasileiro surgiram após esse período. Dentre as principais correntes que inauguraram a produção nacional, cita-se: O cinema novo e o Cinema Marginal.
O cinema brasileiro
O cinema novo criticava de forma acentuada a desigualdade social brasileira, ao passo que o cinema marginal tinha como objetivo explicitar as incoerências vigentes no decorrer do período militar brasileiro.
Saiba mais sobre o cinema nacional em: https://brainly.com.br/tarefa/46430551
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