A História do Brasil, nos três primeiros séculos, está intimamente ligada à da expansão comercial e colonial europeia na época moderna. Parte integrante do império ultramarino português, o Brasil-colônia refletiu, em todo o largo período da sua formação colonial, os problemas e os mecanismos de conjunto que agitaram a política imperial lusitana. Por outro lado, a história da expansão ultramarina e da exploração colonial portuguesa se desenrola no amplo quadro da competição entre as várias potências, em busca do equilíbrio europeu; dessa forma, é na história do sistema geral de colonização europeia moderna que devemos procurar o esquema de determinações dentro do qual se processou a organização da vida econômica e social do Brasil na primeira fase de sua história.”
NOVAIS, Fernando A. O Brasil nos quadros do Antigo Sistema Colonial. In: Brasil em Perspectiva. São Paulo-SP: DIFEL, 1969.
O fragmento de texto acima faz parte da historiografia de Fernando Novaes sobre a colonização da América Portuguesa. Vimos em nosso material que tal colonização foi fundada com base em três aspectos que compõe o que ficou conhecido como Sistema Colonial. Dessa forma, portando-se dos conhecimentos adquiridos em nossa disciplina, assinale a alternativa que contemple essa tríade:
Alternativas
Alternativa 1:
Escambo, escravidão e exploração.
Alternativa 2:
Escravidão, monocultura e latifúndio.
Alternativa 3:
Mineração, cafeicultura e escambo.
Alternativa 4:
Escravidão, mineração e importação.
Alternativa 5:
Latifúndio, escambo e policultura.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 1:
Escambo, escravidão e exploração.
Explicação:
Olá, olhando as alternativas, pode-se eliminar as seguintes :
Alternativa 3: a cafeicultura começa quando o Brasil já é independente de Portugal, por volta do final do século XIX.
Alternativa 4: uma das características da colônia portuguesa, era a exportação. Isso não quer dizer que não tinha importação, mas que a exportação foi fundamental para a manutenção do sistema colonial.
Alternativa 5: No Brasil colonial, a atividade mais expressiva para o sistema colonial era a monocultura , a qual tinha por base o cultivo da cana-de-açúcar em grandes latifúndios, onde atuavam escravos para a produção de açúcar, que seria exportado para Europa.
Ficamos com duas alternativas, a alternativa 1 e a 2, dentre as quais pode-se descartar a segunda alternativa :
Alternativa 2: escravidão, monocultura e latifúndio fizeram parte sim do sistema colonial português, no entanto, deve-se olhar para a alternativa 1, a qual apresenta uma resposta mais completa, uma vez que o escambo , feito entre os portugueses e indígenas, foi fundamental para a manutenção do sistema colonial, sendo a primeira atividade desse sistema. Em seguida há a exploração do território, devendo-se lembrar das missões portuguesas para adentrar o Sertão ( interior desconhecido do Brasil), a fim de se obter as chamadas " drogas do sertão"( temperos e frutas ) e também da exploração de Pau-brasil( madeira utilizada para tintura de roupa dos europeus). Por fim, a escravidão, representa a principal força motriz para manutenção do sistema colonial, estando presente do período colonial, até o final do Brasil império, em 1889.
Portanto, a alternativa mais coerente é a Alternativa 1.