A história de toda sociedade até nossos dias é a históriadas lutas de classe. Homem livre e escravo, patrício e plebeu,barão e servo, mestre de ofício e companheiro, em resumo,opressores e oprimidos se encontraram sempre em constanteoposição, travaram uma luta sem trégua, ora disfarçada, oraaberta, que terminou sempre por uma transformaçãorevolucionária de toda a sociedade, ou então pela ruína dasdiversas classes em luta.Karl Marx. Manifesto comunista (com adaptações).Uma religião é um sistema solidário de crenças e depráticas relativas a coisas sagradas, isto é, separadas, proibidas;crenças e práticas que unem, numa mesma comunidade moralchamada Igreja, todos os que a elas aderem.Émile Durkheim. As formas elementares da vida religiosa.Tendo os fragmentos de textos acima como referência inicial,assinale a opção correta.A Para Marx, é por meio da revolução pacífica que se podemsuperar os conflitos entre os membros de uma sociedade.B Durkheim considera a religião como um sistema autônomoe subjetivo de práticas sagradas às quais os indivíduosaderem a partir de suas crenças religiosas.C As transformações revolucionárias ocorridas no LesteEuropeu no século XX foram previstas por Marx.D A religião, para Durkheim, é um sistema de classificaçãoque se baseia na moral humana.E Segundo Marx, a luta de classes compreende as questõesde gênero, de etnia e de outras minorias.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Os fenômenos de venda do tempo e da mão de obra, relação de patrão e empregado, juntamente das revoluções, passaram a ser estudados pela sociologia. Por isso agora era necessário explicar a sociedade com base nesses novos tipos de relação.
Durkheim analisa a solidariedade entre os indivíduos como orgânica e mecânica. Na solidariedade mecânica, que predominava nas sociedades pré-capitalista, o que controla a sociedade é uma consciência coletiva. Já a solidariedade orgânica seria a característica da contemporaneidade.
A alternativa correta é a D – A religião, para Durkheim, é um sistema de classificação que se baseia na moral humana.
Perguntas interessantes