História, perguntado por anaaaaaaf, 11 meses atrás

a história da música/Brasil e no mundo​

Soluções para a tarefa

Respondido por jegielegodoi65
1

Resposta:

A História da música é muito antiga, visto que desde os primórdios os homens produziam diversas formas de sonoridade.

Lembre-se, portanto, que a música é um tipo de arte que trabalha com a harmonia entre os sons, o ritmo, a melodia, a voz.

Todos esses elementos são importantes e podem nos transportar para outro tempo e espaço, resgatar memórias e reacender emoções.

Explicação:

À geração romântica pertenceu Francisco Manuel da Silva, o autor do hino nacional. Com esses compositores encerrou-se o ciclo da música sacra e gêneros afins, começando a era da predominância da ópera italiana.

Na segunda metade do século XIX, em plena onda de música nacionalista, a influência européia ainda era forte no Brasil. Embora adotasse temas brasileiros, a ópera de Carlos Gomes seguiu o estilo italiano de Verdi. Os poemas sinfônicos de Miguez são wagnerianos, e Oswald foi talentoso compositor afrancesado.

Só no século XX surgiu o maior compositor brasileiro: Villa-Lobos, que também sofreu, no início, a influência européia de Debussy, mas que hoje é conhecido pela sua abundante obra, de grande originalidade e forte nacionalismo. Ao seu lado, conhecem-se os nomes de Alberto Nepomuceno, Francisco Mignone e, especialmente, Camargo Guarnieri.

Nas gerações mais recentes da música brasileira, continuou Luis Cosme a tendência nacionalista, da qual Cláudio Santoro representou, por sua vez, um estilo diferente, inicialmente dodecafônico. Enquanto isso, as modernas tendências da música européia encontraram adeptos em Guerra Peixe, Edino Krieger e, mais recentemente em Marlos Nobre, um dos compositores de maior destaque da atualidade musical brasileira

O início da música erudita brasileira surgiu em Ouro Preto e Diamantina, sendo comparado com a arte de Aleijadinho e dos poetas inconfidentes. Embora seja comum falar em música barroca mineira, as obras eram mais próximas ao estilo clássico-vienense de Haydn. A figura mais importante deste período foi o padre José Maurício, autor.

A humanidade possui uma relação longa com a música, sendo essa umas das formas de manifestação cultural mais antigas.

Ainda na pré-história, há mais de 50 mil anos, os seres humanos começaram a desenvolver ações sonoras baseadas na observação dos fenômenos da natureza.

Os ruídos das ondas quebrando na praia, os trovões, a comunicação entre os animais, o barulho do vento balançando as árvores, as batidas do coração; tudo isso influenciou as pessoas a também explorarem os sons que seus próprios corpos produziam. Como por exemplo os sons das palmas, dos pés batendo no chão, da própria voz, entre outros.

Nessa época, tais experimentações não eram consideradas arte propriamente e estavam relacionadas à comunicação, aos ritos sagrados e à dança.

Perguntas interessantes