Matemática, perguntado por luckafg234gamap96hfx, 5 meses atrás

A história da matemática é uma área do conhecimento que estuda o desenvolvimento dos conceitos matemáticos que foram construídos de forma não linear. Ela se aproxima dos contextos originários da matemática que se conhece hoje, destacando alguns grandes nomes em suas respectivas épocas. Relacionar a história da matemática com a metodologia de projetos na sala de aula da educação básica pode dar mais significado aos conteúdos estudados.

Nesse contexto, analise as afirmações e assinale as alternativas corretas:

I. A metodologia de projetos pode trabalhar com a história oral dos estudantes, com intuito de produzir uma gama diversificada de fontes e situações a partir das quais determinado objeto possa ser tematizado e investigado.

II. Professores de matemática devem prioritariamente desenvolver projetos cujos temas sejam algum conteúdo matemático.

III. Em um projeto com os estudantes da educação básica pode-se envolver a comunidade e propor um retorno não apenas para o corpo docente e estudantes como também para a sociedade.

IV. Projetos distintos devem ser oferecidos para séries escolares diferentes.

A: II, III e IV.

B: III e IV.

C: IV.

D: I, II e IV.

E: I e II.

Soluções para a tarefa

Respondido por soarescamila480
3

Resposta:

letra e

Explicação passo-a-passo:

Respondido por suelmaadm
1

Resposta:

E. I e III.

Explicação passo a passo:

A metodologia de projetos pode trabalhar com a história oral dos estudantes, com intuito de produzir uma gama diversificada de fontes e situações a partir das quais determinado objeto possa ser tematizado e investigado. É importante ressaltar que professores de matemática podem desenvolver projetos cujos temas não sejam necessariamente um conteúdo matemático, mas que proponham situações em que a historicidade possa ser problematizada, para que a criança seja capaz de se perceber como ser histórico (SOUZA; GARNICA, 2011).

Em um projeto com os estudantes da educação básica pode-se envolver a comunidade e propor um retorno não apenas para o corpo docente e estudantes como também para a sociedade. É possível resgatar a história, promover entrevistas, pesquisas de documentos e objetos históricos, visitas a museus e propor a recuperação de parte do memorial da escola, bairro ou localidade, para que as gerações futuras possam compreender o que se passou e apropriar-se do conhecimento.

Em muitos projetos pode-se propor (e é importante que isso ocorra) que toda a escola participe. Sugere-se uma programação de atividades de tal forma que possa incluir, a cada ano, uma ou duas séries diferentes para que, ao fim do ensino médio, todos tenham participado e contribuído com as atividades do projeto. É fundamental que o professor organize as atividades propostas conforme a série dos estudantes, de modo que as tarefas do projeto estejam de acordo com cada faixa etária, dada a complexidade que algumas oferecem (SOUZA; GARNICA, 2011).

Perguntas interessantes