URGENTEEEEEEEE
Em 1617, passados cem anos das
movimentações que se desdobraram na Reforma protestante, lideranças religiosas perceberam a necessidade de estabelecer elementos unificadores dessa religião e definiram a divulgação das 95 teses por Lutero, em Wittenberg, como seu momento fundante. O cartaz a seguir foi produzido para celebrar essa data. Observe a imagem e, em seguida, desenvolva as questões.
a. Com base na observação da imagem e dos elementos indicados nos boxes, descreva o cartaz.
b. Você considera que o autor da gravura fez representações imparciais de Lutero e do papa Leão X?
c. Qual é a principal mensagem passada pelo cartaz?
d. Considerando o contexto e a intencionalidade com que foi confeccionado, elabore uma frase que ajude a reforçar a mensagem presente no cartaz.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a. A gravura destaca o sonho do príncipe da Saxônia em relação a Martinho Lutero e suas 95 teses. Em primeiro plano, temos uma representação de Lutero escrevendo na porta de uma igreja com uma grande pena que atravessa a cabeça de um leão e derruba a tiara do papa. Ao lado de Lutero, uma pessoa recolhe penas que estão no chão; à direita da gravura, há uma representação da alfabetização de pessoas, o que possibilitaria a leitura da Bíblia diretamente pelos fiéis.
O papa tem próximo de si uma representação da cidade de Roma e um grupo de pessoas com vestimentas diversas, simbolizando a hierarquia do clero.
Lutero também é representado à direita, lendo a Bíblia. Próximo a ele temos o príncipe da Saxônia, que recebe de Deus a mensagem do papel que Lutero deveria desempenhar.
No alto, à esquerda, é possível identificar alguns membros do clero católico reunidos, enquanto alguém (provavelmente Lutero) dirige-se a um grupo de pessoas.
b. Há indícios para que o aluno reconheça que o autor da gravura fez representações favoráveis a Lutero: por exemplo, segurando a Bíblia e em atitude que sugere a pregação aos fiéis. Já o papa aparece atingido pela pena de Lutero, tendo ao seu lado membros do clero e aos seus pés uma cidade murada, o que pode sugerir seu distanciamento em relação aos fiéis.
c. A ideia central é de que Martinho Lutero, tendo a Bíblia como base, enfrentou o papa e a Igreja católica ao tornar públicas as suas 95 teses. A atitude de Lutero repercute entre os fiéis, que passam a seguir a sua mensagem.
d. Algumas possibilidades de abordagem para a elaboração da frase: destacar Lutero como alguém iluminado e designado por Deus; mencionar a relação de Lutero e suas 95 teses com o movimento que originou o protestantismo; ou, ainda, citar a proximidade de Lutero, da Bíblia e da palavra de Deus com os fiéis.