A História da escravidão no Brasil atravessa mais de 300 anos. Da assinatura da Lei Áurea,em 1888, aos dias atuais passaram-se mais de 130 e ainda assim, direitos naturais e básicos são infringidos a essa população. Sendo assim, elabore um pequeno texto, demonstrando a situação e a luta dos africanos e afrodescendentes após abolição e nos dias atuais
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em 13 de maio de 1888, há 130 anos, o Senado do Império do Brasil aprovava uma das leis mais importantes da história brasileira, a Lei Áurea, que extinguiu a escravidão. Não era apenas a liberdade que estava em jogo, diz o historiador Luiz Felipe de Alencastro, um dos maiores pesquisadores da escravidão no Brasil. Outro tema na mesa era a reforma agrária.
Mesmo após mais de um século da lei responsável pela abolição da escravatura, o racismo ainda é um dos pilares para o julgamento social no Brasil. Infelizmente, o julgamento não se atém apenas ao social.
É possível afirmar tal coisa, considerando os dados acerca por exemplo das características da população carceraria. É possível afirmar que determinada etnia seja “criminosa” ou o julgamento acerca dos fatos, muda conforme a etnia?
Além da violência policial, pessoas pretas e africanas ainda têm que lutar contra o desleixo estatal. Isso porque após séculos de escravização, nenhuma medida prática foi tomada acerca da discriminação e desigualdade social, obtidas da escravização.
Quer saber mais sobre o assunto?
https://brainly.com.br/tarefa/12086425