A história da cultura renascentista nos ilustra com clareza todo o processo de construção cultural do homem moderno e da sociedade contemporânea. Nele se manifestam, já muito dinâmicos e predominantes, as origens do antropocentrismo, do individualismo, do racionalismo e da ambição ilimitada pelo conhecimento, típicos de comportamentos representativos do nosso tempo.
A cultura renascentista, a que se refere Nicolau
1- marcou a passagem da Idade Média para a Idade Moderna, ao defender ideias que tinham como referência o humanismo, que procurava definir e afirmar o novo papel do homem no universo
2- tinha como principais características a desorganização administrativa, econômica e social. Apenas a Igreja Católica conseguiu manter-se como instituição, conquistando assim grandes poderes e ampliando sua influência sobre a sociedade.
3- defendia como princípios o teocentrismo, o misticismo e a sociedade de classes. Essas características estabeleceram as bases intelectuais do mundo moderno.
4- garantiu a vitória da religião, instância suprema de toda a cultura moderna, baseada no rigor divino que passa a reger os sistemas de controle do tempo, do espaço, do trabalho e do domínio da natureza.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Explicação:
xih AMG acho q vai ter q chutar em("-_-)
mariannarib2009:
não que tristeee
Perguntas interessantes
Inglês,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Filosofia,
7 meses atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás