A história da construção dos direitos humanos das pessoas com deficiência compreende quatro fases: a) uma fase de intolerância em relação às pessoas com deficiência, em que a deficiência simbolizava impureza, ou mesmo castigo divino; b) uma fase marcada pela invisibilidade das pessoas com deficiência; c) uma terceira fase orientada por uma ótica assistencialista, pautada na perspectiva médica e biológica de que a deficiência era uma doença a ser curada", sendo o foco centrado no indivíduo "portador da enfermidade"; e d) finalmente uma quarta fase orientada pelo paradigma dos direitos humanos, em que emergem os direitos à inclusão social, com ênfase na relação da pessoa com deficiência e do meio em que ela se insere, bem como na necessidade de eliminar obstáculos e barreiras superáveis, sejam elas culturais, físicas ou sociais, que impeçam o pleno exercício dos direitos humanos." (PIOVESAN, 2010, p. 223-224). Em relação às diferentes fases de desenvolvimento dos direitos humanos das pessoas com deficiência, analise as assertivas abaixo: I- a fase da exclusão, predominava a ideia de eugenia, não se tolerava qualquer deficiência física ou mental. II- na Antiguidade, reinava a fase assistencialista, ou seja, se olhava o deficiente como pessoa que necessitava de atendimento prioritário e de cuidados. III- a fase assistencialista entendia a deficiência como uma doença a ser curada e acaba, por via inversa, gerava a exclusão dessas pessoas, pois elas eram afastadas do convívio social. De uma exclusão física passávamos para uma exclusão visual. IV- a fase da inclusão é a fase de reconhecimento de direitos humanos para as pessoas com deficiência, que parte da concepção de diversidade social e do reconhecimento da pessoa com deficiência como titular de direitos. Considerando essas afirmativas, assinale a alternativa correta. a ) As alternativas I, III e IV estão corretas. b ) As alternativas II e III estão incorretas. c ) Todas as alternativas estão erradas. d ) Todas as alternativas estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
42
Olá!
A alternativa A) é a correta.
Existiram basicamente três fases até chegarmos a criação dos direitos humanos que incluem os deficientes.
A fase da exclusão, que predominava na antiguidade e nas ideias eugênicas, onde as deficiências eram motivos para exclusão e até mesmo a morte.
A fase assistencialista, que via as deficiências como doenças, que deveriam ser tratadas, e consequentemente existia uma espécie de exclusão.
A fase inclusiva, incluía todos os deficientes, mesmo em lei, agrega eles a sociedade.
Perguntas interessantes