A História da Arte nos leva ao redor do mundo, abrindo um leque para entender o processo evolutivo de desenvolvimento das habilidades manuais e estilos artísticos. O Renascimento representou uma mudança drástica de ideologia, onde o antropocentrismo confrontou o teocentrismo.
A. Comente sobre este confronto de ideologia que o homem renascentista experimentou perante a liberdade e nova forma de pensamento contestadora.
B. Visto as configurações tão sedimentadas na Igreja Católica no estilo Barroco, exemplifique a dualidade inerente a este fato
Soluções para a tarefa
Resposta:
eu nao tenho seteza mas acho que e a b
Resposta:
A.
O Renascimento foi o período marcado pela ascensão dos ideais burgueses sobre o pensamento e a cultura medieval, sendo assim foi um importante momento de ruptura com a Igreja Católica. Antes, na Idade Medieval, o teocentrismo era uma forte característica do período, porém o Renascimento dá lugar ao antropocentrismo.
No Teocentrismo como o próprio nome diz, Deus, e consequentemente a igreja, é o centro de tudo. Na Idade Média, a Igreja assumiu o controle do conhecimento (que praticamente não existia) e com isso conseguia manter as pessoas mais próximas de seus ideais. Neste período, portanto a relação do homem era de submissão à igreja. Portanto, a arte religiosa da Idade Média tinha o intuito de aproximar as pessoas da religiosidade e apresentar um caráter didático.
Já o Antropocentrismo, onde o homem era o centro das investigações humanas, marca o mundo social, o mundo filosófico, artístico, científico, marca todos os aspectos que o envolvem. Havia neste período uma forte concepção mística, esotérica, contemplativa aos mistérios (mais forte no período humanista do Renascentismo). Novos paradigmas passam a reger o homem, como o pensamento sobre a natureza; o pensamento do homem enquanto indivíduo e tem como finalidade alcançar a autorrealização. Houve um intenso financiamento às artes neste período. Na pintura, o homem é retratado em sua individualidade e em seus aspectos psicológicos característicos. O divino ainda era retratado, mas de forma diferente.
Com toda esta mudança de conceitos e perspectivas, poderíamos até acreditar que o Antropocentrismo tenha nascido como uma resposta contrária à mentalidade e estilo de vida da Idade Média. Porém no século XII, conseguimos já identificar diálogo com as ideias greco-romanas (em alguns escritos da época), grande traço antropocêntrico. Santo Tomás de Aquino (importante filósofo e padre italiano da Idade Média), influenciado por Aristóteles, registrava que o homem deveria ser posto com uma criatura privilegiada ao ser dotada de razão.
É possível portanto, identificar no período medieval indícios do Antropocentrismo e entender que o comportamento do ser humano e sua relação com a arte se transforma gradualmente.
B.
O movimento nasceu em uma época caracterizada pelo dualismo entre teocentrismo e antropocentrismo e desenvolveu-se após
O Barroco surgiu em oposição ao Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade e tinha o homem como centro. Nasceu Surgiu com a intenção de haver um resgate das ideias teocêntricas. Portanto, o barroco tinha cunho religioso, a Igreja Católica passou a encomendar inúmeras obras inaugurando esse movimento artístico, identificado nas construções de catedrais, igrejas e capelas. Nas artes também identificamos forte presença da religiosidade com uma vasta produção de esculturas de santos e na pintura o retrato de cenas bíblicas.
O movimento teve início na Itália e rapidamente alcançou diversos outros países. Papas financiaram grandiosas obras para manifestar o triunfo da fé católica e difundir o teocentrismo (filosofia de que Deus é o centro de tudo) revitalizando o sentimento religioso. Assim, as produções barrocas apresentam uma forte dramaticidade artística, os desenhos transmitem a sensação de saltar das telas
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