Biologia, perguntado por michellevaz6ju, 5 meses atrás

A hipertensão arterial é um fator de risco que se destaca para doenças decorrentes de aterosclerose e trombose e por isso pode ser colocada na na origem das doenças cardiovasculares (DCV). As DCVs, por sua vez, são responsáveis por 33% dos óbitos com causas conhecidas no Brasil.

Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2021.


Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre DCVs, analise as afirmações a seguir e assinale verdadeiro (V) ou falso (F):


( ) A recomendação de ingestão diária de sal de cozinha é de 6 g.

( ) A hipertensão arterial pode ser caracterizada por níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.

( ) A principal causa da hipertensão arterial está relacionada aos hábitos alimentares, sendo o consumo em excesso de alimentos ricos em sódio o fator que mais contribui.

( ) O tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial inclui a prática regular de exercícios físicos e manter a ingestão adequada de cálcio, magnésio e ferro.

( ) Outros agravamentos da hipertensão arterial incluem acidente vascular cerebral (AVC) e câncer de estômago.


Assinale a alternativa correta.



Escolha uma opção:
a. V, F, F, V, V.
b. V, F, V, F, V.
c. F, V, V, F, V.
d. F, V, V, F, F.
e. V, V, V, V, F.

Soluções para a tarefa

Respondido por lucimarar
0

Resposta: D

Explicação: De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa adulta deve consumir diariamente menos que 5 gramas de sal (ou 2 gramas de sódio). A hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Na verdade, o principal alimento a ser evitado por quem tem pressão alta é o sódio, mineral presente em quase metade da composição do sal. O hipertenso é orientado a realizar o controle do peso, da melhora do padrão alimentar, da redução do consumo do sal, da moderação no consumo de bebidas alcoólicas, da prática regular de exercício físico, da abstenção do tabagismo e do controle do estresse psicoemocional. Como trata-se de uma doença sem cura, o tratamento da hipertensão visa a prevenção das suas complicações, principalmente AVC (derrame cerebral), infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e insuficiência renal crônica.

Perguntas interessantes