Saúde, perguntado por carinavioleta, 10 meses atrás

A hepatite é uma doença inflamatória do fígado que pode ser desencadeada por vírus, uso de medicamentos, doenças autoimunes, entre outros, constituindo um grave problema de saúde pública. Na fase aguda, os pacientes podem apresentar manifestações clínicas como icterícia, colúria e acolia fecal. As hepatites virais mais comuns são as dos tipos A, B e C. O diagnóstico laboratorial é realizado por meio de pesquisas de marcadores virais e marcadores bioquímicos hepáticos. O quadro a seguir, demonstra alterações nos marcadores virais e bioquímicos no plasma sanguíneo de três indivíduos. Considerando o contexto e os resultados apresentados, conclui-se que a) o indivíduo 1 apresenta hepatite dos tipos B e A na fase aguda. b) o indivíduo 3 apresenta hepatite do tipo A na fase aguda. c) o indivíduo 2 apresenta hepatite B aguda e hepatite A pregressa. d) o indivíduo 1 apresenta hepatite B aguda e hepatite A pregressa. e) o indivíduo 3 apresenta hepatite A aguda e é portador da hepatite B.

Soluções para a tarefa

Respondido por lincolnup
19

Resposta:RESPOSTA CORRETA LETRA D.

d) o indivíduo 1 apresenta hepatite B aguda e hepatite A pregressa.

Explicação: Primeiro marcador da infecção pelo VHB.

Aparece de um a três semanas antes dos sintomas.

Sua presença junto com o anti-HBc indica presença de infecção.

Desaparece nos primeiros seis meses da doença quando a evolução é para a cura.

Persistência por mais de seis meses indica infecção crônica.

E também possui o HAV IgG POSITIVO, indicando assim uma infecção crônica ou pregressa.

Espero ter ajudado.

Att. LINCOLN - BIOMEDICO.

Respondido por lauraaxda
0

A alternativa D é correta, pois o indivíduo 1 apresenta hepatite B aguda HBs Ag e HBc IgM positivos) e hepatite A pregressa (HAV IgG positivo).

Vamos entender como interpretar os resultados desse teste!

Hepatite A e B: as diferenças entre as fases aguda e crônica

O indivíduo 1 apresenta hepatite B na fase aguda. Isso pode ser definido observando-se que seus marcados para HBs-IgA e HBc-IgM são positivos. Entenda, abaixo, a descrição de cada um dos marcadores indicados:

  • HBsAg: Antígeno de superfície do vírus; é um indicador de infecção atual, pois indica a existência do antígeno na amostra (a própria partícula viral).
  • Anti HBs: Marcador da existência de anticorpos contra a hepatite B. Pode ser positivo para pessoas vacinadas ou que se curaram espontaneamente de infecções passadas.
  • Anti HBc total: Indica uma infecção prévia; é chamado anticorpo “core” da hepatite B.
  • Anti HBc IgM: De forma semelhante aos demais anticorpos dessa classe, indica uma infecção que aconteceu recentemente.
  • HAV IgM: indica a infecção recente pelo vírus da hepatite A.
  • HAV IgG: indica a infecção pregressa pelo vírus da hepatite A. No caso do paciente em questão, o teste é positivo, acusando que além de ter se infectado recentemente pelo vírus da hepatite B, o indivíduo também infectou-se com o vírus da hepatite A em algum momento do passado.

Aprenda mais sobre imunoensaios aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/13363233?referrer=searchResults

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes