A Guerra dos Farrapos: Causas e Consequências!(minimo 20 linhas)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá
Explicação:
A revolução farroupilha (também conhecida como Guerra dos Farrapos) foi um conflito regional, ocorrido em 1835 a 1845, envolvendo fazendeiros sulistas ( que eram liderados por Bento Gonçalves) e autoridades do governo imperial.
AS CAUSAS: para essa revolução é o descontentamento político com o governo, onde os mesmos colocavam medidas que prejudicavam fazendeiros locais, como os altos impostos cobrados no comércio de couro e charque, que elevavam o seu preço; concorrência desleal com o comercio de charque estrangeiro, que vendiam a preço mais baixos que os produtos no Brasil; além da busca por mais autonomia para as províncias.
CONSEQUÊNCIAS: Em 1843, para evitar a intensificação do conflito, Luís Alves de Lima e Silva, o futuro Duque de Caixa, foi nomeado presidente e comandante das armas.
Após três anos de negociação, muitas batalhas e um número muito grande de derrotas, os "Farrapos" se viram obrigados a aceitar a proposta de paz ofertada por Duque de Caixa, dando um fim a revolta no ano de 1845 com a assinatura do Tratado de Poncho Verde.
Esse tratado concedeu, aos estancieiros gaúchos, a criação de um imposto que lhes rendia 25% sobre toda carne salgada que viesse da região platina.
Espero ter ajudado ♥