A Guerra do Peloponeso, ocorrida na Grécia entre 431 e 401 a.C., foi:
a) uma guerra defensiva empreendida pelos gregos contra a invasão dos persas e a ameaça de perda de suas principais praças de comércio do Mar Mediterrâneo;
b) uma luta entre dórios e aqueus na época da ocupação do território grego que resultou na formação das cidades de Esparta e Atenas;
c) uma luta comandada pelas cidades de Esparta e Corinto contra a hegemonia da Confederação de Delos - liderada por Atenas - sobre o território grego;
d) uma guerra entre gregos e romanos, pelo desejo de implantação de uma cultura hegemônica sobre os povos do Oriente Próximo;
e) uma invasão do território grego pelas tropas de Alexandre - O Grande, na época de expansão do Império Macedônico que herdara de seu pai.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C. A Guerra do Peloponeso foi uma guerra interna entre as pólis gregas, em virtude do predomínio ateniense após o fim das Guerras Médicas.
A Guerra do Peloponeso foi travada entre Esparta e Atenas. Logo, a alternativa C é a correta.
A Guerra do Peloponeso foi a responsável pelo fim do século de ouro de Atenas - o século de Péricles. Esparta, vitoriosa do confronto, tirou de Atenas a hegemonia grega.
Inicia-se aí a decadência ateniense e, consigo, a decadência da filosofia ateniense e de suas artes. Sócrates, por exemplo, morre dois anos apenas após o fim da Guerra.
Tempos depois, o período helenístico, posterior à decadência ateniense, começa por ter sido a Grécia destruída pela Guerra do Peloponeso. As poleis, então, foram invadida por outros povos, como o macedônio, dirigido por Alexandre, o Grande.
Deste modo, a pólis grega transformou-se em cosmopolis. A preocupação com o conhecimento passou a dar lugar à preocupação com a conduta ética, principalmente direcionada à paz de espírito e tranquilidade em meio à agitação das cidades grandes e do caos político instaurado.
Surgem, em decorrência destas mudanças, filosofias como o ceticismo, o estoicismo e o epicurismo, que possuem em comum - e por isso são classificadas em conjunto - esta prioridade dada à ética que melhor dê ao indivíduo uma vida tranquila, sem atribulações - preocupação distinta da de Sócrates, Platão e Aristóteles.
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