a guerra de trincheiras marca os primeiros anos da guerra. o que provocou a guerra de trincheiras? como era o cotidiano nesses locais?
Soluções para a tarefa
Durante a Primeira Guerra as trincheiras não foram construídas em linhas retas para garantir maior proteção aos soldados, ao lado de uma trincheira principal eram construídas outras trincheiras para servir de suporte para os soldados: alguns descansavam, outros dormiam e se alimentavam nessas valas de suporte.
As trincheiras protegiam os soldados das batalhas em campo aberto, porém essa proteção não foi tão eficaz, pois várias trincheiras foram atingidas quase sempre por bombas e granadas que explodiam e vitimavam milhares de soldados.
O cotidiano nas trincheiras não era fácil, muitos combatentes morriam com as doenças espalhadas por ratos que dividiam os espaços, os alimentos e a água com os soldados. Quando soldados morriam dentro das trincheiras, muitas vezes não era possível retirá-los, desta forma, vários corpos se decompunham nas valas e o odor se tornava insuportável para os soldados.
O dia a dia dos combatentes dentro das trincheiras foi relatado por diversos soldados que viveram os horrores da Primeira Guerra Mundial:
“A mesma velha trincheira, a mesma paisagem, os mesmos ratos, crescendo como mato, os mesmos abrigos, nada de novo, os mesmos e velhos cheiros, tudo na mesma, os mesmo cadáveres no front,” “A mesma metralha, das duas às quatro, como se sempre cavando, como sempre caçando, a mesma velha guerra dos diabos.”1
Os relatos dos soldados citados acima expressam mais eficazmente a realidade vivida por eles no front, as experiências angustiantes e dilaceradoras, a rotina, o marasmo: “a mesma paisagem, os mesmos ratos”. Também demonstra a banalização da vida, a morte se torna uma coisa corriqueira: “os mesmos cadáveres no front”.