A gramática normativa pode ser entendida como um manual de regras para o uso adequado da língua, de acordo com a norma culta. Das alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta uma construção adequada à gramática normativa
Soluções para a tarefa
A construção adequada à gramática normativa é:
e) Não há nada entre mim e você.
Linguagem padrão
A frase indicada acima está de acordo com o que recomenda a norma padrão da língua, já que foi usado o pronome oblíquo "mim" após a preposição "entre". Estaria incorreto se fosse "entre eu e você".
Os erros das outras frases:
a) O livro que eu gosto [...]. - O verbo gostar exige a preposição "de" (quem gosta, gosta de algo ou de alguém). Então, essa preposição deve anteceder o pronome relativo. Correção: "O livro de que gosto".
b) Me dá um cigarro. - Não se deve iniciar períodos com pronomes oblíquos. Assim, a ênclise é obrigatória nesse caso: "Dá-me um cigarro".
c) Eu vi ela ontem. - Não se deve usar pronome reto na posição de complemento verbal. O adequado é usar o pronome oblíquo, assim: "Eu a vi ontem".
d) [...] pra mim ler. - O pronome "mim" não pode vir antes de verbo se for sujeito desse verbo. Deveria ter sido usado o pronome reto "eu": "pra eu ler".
Mais sobre linguagem padrão em:
brainly.com.br/tarefa/20897720
#SPJ4
Resposta:
Não há nada entre mim e você.
Explicação: