A globalização econômica é um processo que se acada dia; a formação dos grandes oligopólios internacionais,compostos pelas grandes empresas transnacionais, queoperam com a integração de diferentes mercados nacionais,comprova isso. A formação de blocos econômicos, em parte,atende aos interesses de grandes empresas que se sentemseguras em ampliar seus investimentos em áreas integradaspor acordos de cooperação. Porém, é ingênuo acreditarque o mapa abaixo demonstra que todos os tipos depodem se com o processo econômico atual;alguns não são bem-vindos e muitas vezes acabamrejeitados. sobre o assunto e observando o mapa acima,evidenciado que:a formação de blocos econômicos garante a livrecirculação de produtos e pessoas, mas não deinvestimentos produtivos, rejeitados muitas vezes peloforte nacionalismo dentro das nações emergentes.a globalização econômica estimula a cooperaçãoentre as nações, mas não garante a livre circulação depessoas. Na maior parte dos casos, os trabalhadoresestão destinados a permanecer dentro da sua nação.o estabelecimento de acordos comerciais foifundamental para os interesses das grandes empresastransnacionais, garantindo a livre circulação total debens e serviços no mundo.a criação de blocos econômicos estimulou muitoo comércio intercontinental, já que os acordosestabelecidos entre países vizinhos valorizam astransações comerciais com países de fora do bloco.os do mundo atual estão relacionadosprincipaiscom bens de consumo duráveis, superando a circulaçãodireta de capital e informações financeiras
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa correta é a que fala: "A globalização econômica estimula a cooperação entre as nações, mas não garante a livre circulação de pessoas".
A globalização é um processo de integração social e econômico entre as diferentes sociedades, onde há uma grande integração e cooperação entre os países e empresas ao redor do mundo, mas não há garantia de livre circulação de pessoas.
A globalização melhorou e aumentou o acesso a meios de transporte e de comunicação, mas as barreiras protecionistas e contra os imigrantes ainda existem.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes