A glicose pode ser utilizada como fonte de energia por praticamente todos os seres vivos. Entretanto , sua degradação pode ocorrer de duas formas , na presença ou na ausência de O2. Frente a isso responda:
a) Qual o produto final da degradação da glicose na presença e na ausência de O2?
b) Quantos ATPs são produzidos na degradação de glicose , na presença e na ausência de O2?
Soluções para a tarefa
No processo de glicolise
A clicose = C6H12O6
Sofre uma oxidação ou quebra da molécula
Transformando assim ela em um piruvato= C3H4O3
Na fase aeróbica ocorre a formação de duas moléculas de gliceraldeído-3-fosfato, é uma fase de gasto energético de 2 ATPs nas duas fosforilações que acontecem;
Na fase anaeróbica são formados 4 ATPs de energia em reações oxidativas enzimáticas (sem a presença de oxigênio), o NADH serve como transportador de hidrogênios da reação de desidrogenação que ocorre. O rendimento energético líquido do metabolismo anaeróbio da glicose, é de 2 ATPs (4 produzidas-2 consumidas=2 saldo).
Lembre que na aerobiose, o piruvato não é reduzido e sim oxidado nas mitocôndrias pelo complexo enzimático piruvato-desidrogenase (ou piruvato-descarboxilase) com formação de acetil-CoA e a liberação de uma molécula de CO₂ por cada piruvato oxidado. É formado, também, um NADH na reação de desidrogenação, que vai para a cadeia respiratória (dentro das mitocôndrias).
Obs: A acetil co-enzima A (acetil-CoA) reage com ácido oxalacético formando ácido cítrico, que através da enzima Citrato Sintase inicia o Ciclo de Krebs
Resp:
a) - aeróbica: duas moléculas de gliceraldeído-3-fosfato
- anaeróbica: acetil-CoA + CO₂
b) - aeróbica: consumo de 2 ATPs
- anaeróbica: produção de 4 ATPs (recorde que 2 são consumidas)