A gestão de pessoas compreende várias atividades conectadas entre si para que possa obter um efeito de energia e melhorias entre todas as pessoas que trabalham na organização e também para a organização. Hoje uma empresa precisa desempenhar quatro funções que constituem o processo administrativo: planejar, organizar, administrar e controlar. A gestão de pessoas procura ajudar o administrador a desempenhar todas essas funções porque ele não realiza seu trabalho sozinho, mas por meio das pessoas que formam a sua equipe de trabalho, os seus colaboradores. Pense em duas propriedades rurais: uma com apenas 7 colaboradores e outra com 45. Descreva como os seis processos da gestão de pessoas seriam aplicados/utilizados em cada propriedade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Independentemente do tamanho propriedade rural, é importante que o gestor esteja ciente da importância de conhecer e administrar os seis processos da gestão de pessoas dada a necessidade de atrair profissionais que possuam as habilidades e atitudes necessárias ao desempenho de um bom trabalho. É preciso direcionar os profissionais para as tarefas que estejam de acordo com suas competências, bem como gerar novos conhecimentos através da aprendizagem. Mantendo-se atento as necessidades pessoais dos colaboradores é possível recompensá-los. A criação de condições ambientais e psicológicas auxilia na manutenção do empregado. Acompanhar o desempenho e monitorar o resultado dos trabalhadores é uma excelente ferramenta para correção de práticas que podem não apresentar resultados satisfatórios.
Explicação:
A aplicação da gestão de pessoas apresenta maiores desafios quanto maiores os envolvidos nos processos, seja pela complexidade das relações sociais e níveis hierárquicos, funções e autoridades diferentes, bem como na motivação de cada colaborador.
Os 6 Processos da Gestão de Pessoas
Os fundamentos da gestão de pessoas estão alinhados com as funções administrativas, isto é, ocorre o planejamento das realidades envolvendo a gestão, são organizados as etapas e recursos, realiza-se a direção das atividades e por fim é exercido o controle sobre os resultados alcançados.
Adicionados a estes 4 fundamentos, temos ainda os 6 pilares da gestão de pessoas, também denominado Recursos Humanos (RH):
- Agregar
- Aplicar
- Recompensar
- Desenvolver
- Manter
- Monitorar
Agregar significa trazer as pessoas para a atividade proposta, envolve-las na empresa. Aplicar diz respeito ao sentimento de pertencimento, uma consequência da etapa Agregar, onde o trabalhador é aplicado nos processos que visam atingir os objetivos da empresa. Em consequência das duas etapas anteriores, temos as Recompensas pelos esforços realizados. Tratamos aqui sobre remuneração, benefícios e a motivação, por exemplo.
A etapa correspondente ao Desenvolvimento condiz com formas de qualificação profissional. Mais do que fazer parte da empresa e ser remunerado por isso, deve-se incentivar a melhoria contínua. Além disso, deve-se criar um ambiente acolhedor e saudável, para que o colaborador opte por permanecer na empresa mesmo quando poderia sair (devido a sua melhoria contínua). A essa etapa denominamos o processo de Manter os colaboradores.
Por fim temos a etapa de Monitorar os colaboradores, a fim de identificar suas necessidades e reaplicar os processos anteriores no intuito de aumentar a qualidade da gestão de pessoas.
Aplicação dos 6 processos da gestão de pessoas
As mudanças na realidade das aplicações dos processos de gestão de pessoas ocorrem considerando inúmeras variáveis: o ambiente organizacional, o porte da empresa, seu segmento, suas condições financeiras, tecnológicas, etc., o número de colaboradores, dentre diversas outras.
No exemplo das propriedades rurais, empresas menores tendem a apresentar relações mais próximas entre os colaboradores, com a função da gestão de pessoas sendo realizada por um ente centralizador, geralmente na figura do proprietário da empresa.
Em contrapartida, em empresas maiores, ocorre a tendência de profissionalização empresarial, isto é, descentralização da gestão de pessoas do proprietário para gestores responsáveis por gerir os recursos humanos da empresa. Dessa forma estabelecem-se diferentes relações entre os indivíduos para que os processos da gestão de pessoas sejam delimitados e implantados com maior grau de profissionalização. Seus resultados por consequência tendem a ser melhores do que em empresas menores.
Contudo, quanto maior o porte da empresa e o número de colaboradores, maiores também são os ruídos nos processos de gestão de pessoas, isto é, os eventuais desafios aos gestores. Cabe aos gestores analisar o ambiente em que a empresa se encontra, suas realidades e características, para então adequar os processos de gestão de pessoas de maneira eficiente (métodos) e eficaz (resultados).
Aprenda mais sobre gestão de pessoas em: brainly.com.br/tarefa/25222534
#SPJ2