A gestão de equipes tem vários desafios que podem deixar um gestor em situações bem complicadas. Imagine que você se depara com um conflito na equipe! Você é o gestor, sendo assim, como pode identificar a causa e o tipo do conflito? Como você resolveria o conflito com crescimento do grupo? Os conflitos são provocados por situações e posicionamentos antagônicos, isto é, diferenças de ideias que são inevitáveis durante o processo de trabalho em organizações e estabelecimentos de saúde. Os conflitos por si só não são eventos negativos, mas oportunidades de crescimento para as equipes e para o desenvolvimento da liderança do gestor. Nesse sentido, você é gestor de uma equipe em um estabelecimento de saúde. Ultimamente, você tem percebido que algo tem interferido no clima organizacional e no andamento da qualidade do serviço prestado na instituição e conseguiu identificar as seguintes situações: a) A equipe do turno da tarde reclama de atraso dos integrantes da equipe da noite para render o turno, gerando insatisfação e discussões, principalmente nos finais de turno, e atrasos para o início do serviço e do atendimento aos usuários. b) Em uma das equipes há muito conflito devido às fofocas e aos problemas de comunicação, gerando insatisfação, brigas e reflexos no atendimento aos usuários, motivação da equipe e qualidade do serviço. Como você pode resolver as situações descritas?
Soluções para a tarefa
Em ambas as situações desses conflitos, é fundamental reunir os envolvidos para ouvir o ponto de vista de cada um, porque os interesses das partes devem ser considerados imparcialmente em um conflito.
Conflitos em equipes de instituições de saúde
O conflito surge de situações e posições opostas, da inevitável divergência de ideias no processo de trabalho das organizações e instituições de saúde. O conflito em si não é um evento negativo, mas uma oportunidade de crescimento da equipe e desenvolvimento de liderança gerencial.
Existem técnicas para resolver conflitos, aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/44555544
#SPJ1
Resposta: a) Enquanto gestor, é importante fazer cumprir as normas relacionadas ao horário de entrada e saída dos colaboradores, conforme a legislação trabalhista e as regras organizacionais.
Nesse sentido, é importante comunicar às equipes as normas de forma clara e da importância do cumprimento dessas para o bom andamento do serviço. Por outro lado, identificar quem são as pessoas que chegam atrasadas, quanto tempo de atraso e a recorrência disso. Solicitar uma planilha ao departamento pessoal, de forma que se tenha todos os dados relacionados aos atrasos e identificar quem e quantos funcionários estão tendo atraso e o motivo.
Geralmente, as pessoas que se atrasam costumam fazê-lo com alguma frequência, sendo importante identificá-las, conversar individualmente, verificar o motivo do atraso e tomar as providências necessárias para evitar os atrasos, auxiliar o funcionário e manter a eficácia do atendimento. Pode haver necessidade de apenas uma conversa e reorientação, mudança de turno ou setor, punição conforme a legislação e até demissão do funcionário. Enquanto gestor, vou estabelecer o diálogo que é, portanto, fundamental para tomar a decisão mais adequada. Não resolver esse tipo de problema afeta a motivação da equipe que entende de forma subjetiva que o cumprimento do horário de trabalho não é tão importante assim.
b) Em uma equipe, na qual ocorrem muitas fofocas e distorção daquilo que é comunicado, o gestor deve tomar providências rapidamente, sob o risco de ver o clima organizacional se deteriorar e o nível de colaboração da equipe ser muito prejudicado, influenciando a qualidade do serviço ao usuário. Dessa forma, enquanto gestor, deve-se identificar quem são as pessoas que são o foco do conflito, estabelecer o diálogo e orientar o comportamento adequado ao ambiente de trabalho. Também é necessário desenvolver ações de comunicação clara ao grupo, reorientar as normas de conduta organizacional e até dinâmicas de grupo ou rodas de conversa sobre relacionamento no ambiente de trabalho.
Explicação: