A gestão de crises é fundamental para a cidadania corporativa. Na realidade, uma empresa verdadeiramente cidadã deveria ter suas crises minimizadas por uma administração responsável e sustentável. Quando isso não ocorre, quando a empresa atua de forma desconectada com aquilo a que se propõe, ela deve ter uma postura proativa em situações críticas.
A cidadania corporativa exige da empresa o alinhamento entre a sua missão (o propósito de existência da empresa) e seus valores (questões importantes nas quais a empresa acredita e que são as diretrizes para suas decisões de negócio). O que se vê na realidade do mercado nacional e internacional é um profundo desalinhamento entre o discurso e a prática.
Descrição da imagem não disponível
Qual seria a melhor atitude para uma empresa cidadã? O que você faria?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A primeira atitude correta seria colocar-se à disposição para ajudar as pessoas que sofreram com o rompimento da barragem, por meio de ações emergenciais de salvamento e acomodação. Após, deveria-se tomar as providências urgentes necessárias para minimizar os estragos causados, o mais rapidamente possível.
Explicação:
Resposta:
A primeira atitude a ser tomada como empresa cidadã para gerenciar a crise é a garantia de suporte para todas as vítimas, com diálogo entre as duas partes, imediatamente. E não apenas na data do acontecimento, como também dando suporte no pós tragédia. Além do apoios às vítimas, é necessário tomar atitudes com a questão ambiental, investindo tanto na remediação da situação em andamento o mais rápido possível, como também investindo na prevenção de próximos acidentes.
Explicação: