A gestão da saúde envolve desde políticas públicas para a atenção ao SUS até formas de financiamento atuais. Entre tantas definições, a administração tem a tarefa básica de fazer as coisas certas, usando os recursos necessários para alcançar o melhor resultado. O planejamento é um instrumento para direcionar o caminho a ser percorrido, mas o que é necessário para realizar um bom planejamento?
Soluções para a tarefa
Um bom planejamento é feito com dados, informações e bons gestores capazes de tomar decisões assertivas. A determinação da posição atual, das condições em que a saúde da população se encontra e a percepção da quantidade e da qualidade dos recursos disponíveis, são fatores que levam o gestor a fazer um bom planejamento.
Dados e planejamento
Na saúde os dados são obtidos a partir dos sistemas informacionais e através de estudos epidemiológicos capazes de balizar o planejamento para direcionar os serviços de saúde.
Venha estudar mais sobre a planejamento
https://brainly.com.br/tarefa/24732362
#SPJ1
Resposta: Alternativa E. Ter conhecimento do sistema organizacional, social e técnico como um todo, determinar os objetivos, estabelecer prioridades, identificar os recursos necessários, estabelecer um plano de ação e avaliar os resultados.
Demais alternativas afim de complementar a pergunta desta questão:
A. Como o trabalho em saúde depende da inter-relação entre sujeitos, torna-se interessante para o planejamento a participação dos membros da direção no planejamento das ações.
B. Ter conhecimento do sistema organizacional, social e técnico como um todo, criar um modelo de centralização e hierarquia dos processos e extinguir o modelo de gestão participativa.
C. Romper com as formas de organização baseadas na divisão por setores, com coordenações e regras de trabalho distintas.
D. Aplicar sistematicamente o planejamento leva a decisões acertadas, entretanto, também é importante o processo de tomada de decisão.
Explicação: Como o trabalho em saúde depende da inter-relação entre sujeitos, torna-se interessante a participação dos trabalhadores no planejamento das ações. Mas, para isso acontecer, em muitas instituições o modelo de organização e de gestão precisa ser modificado, acabando com a centralização e a hierarquia dos processos e criando um modelo de gestão participativa, possibilitando aos trabalhadores relações horizontais e dialógicas. O rompimento das formas de organização baseadas na divisão por setores, com coordenações e regras de trabalho distintas, favorece a adesão do trabalhador ao planejamento institucional. Para realizar um bom planejamento, é necessário ter conhecimento do sistema organizacional, social e técnico como um todo, determinar os objetivos que se deseja alcançar, estabelecer prioridades, identificar os recursos necessários e otimizar os recursos disponíveis, estabelecer um plano de ação e avaliar os resultados obtidos constantemente. Conhecer e aplicar sistematicamente o planejamento leva a decisões acertadas, entretanto, também é importante o processo de tomada de decisão.