ENEM, perguntado por ludmeco, 1 ano atrás

A gestão da inovação nas empresas é uma área que vem ganhando muito espaço, atuando no gerenciamento de inovações e ideias e soluções para diferentes tipos de problemáticas organizacionais. Esse processo trata a inovação de forma responsável, envolvendo estratégias, modelos, recursos, técnicas e ferramentas. Nesse tipo de gestão, as empresas buscam mudar a maneira como a equipe lida com a resolução de problemas, a apresentação de produtos e as soluções e adequações em sua estrutura organizacional, ajustes de organogramas, funções ou linha-staff.

Para enfrentar as mudanças atuais e prevenir-se quanto a mudanças futuras, as empresas concebem, buscam e utilizam práticas gerenciais capazes de torná-las aptas a competir nesse ambiente dinâmico, versátil e cada mais cíclico.

Assuma o papel desse gestor de inovação e faça um relato breve, analisando a situação da empresa. Além disso, sugira como a empresa pode enfrentar esse novo contexto partindo de uma mudança estrutural organizacional.

Por fim, explique como os dirigentes podem mudar internamente para obter resultados com maior agilidade e eficiência.

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
17

A inovação é o ato de mudar as coisas, criar coisas novas, sejam atividades ou novos métodos de trabalho, até mesmo a formação de equipes para projetos específicos.

A inovação dentro de uma empresa pode ser usada como forma de aumentar a competitividade dela, também pode fomentar a criação de novos projetos que integrem os membros da empresa e aumente a colaboração.

Também pode ser usada para analisar os seus produtos e direciona-los para um mercado mais atrativo.

Espero ter ajudado!

Respondido por jessicapaolaadm
25

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Um ambiente turbulento é capaz de causar mudanças significativas, assim como facilitar a implementação de novas estratégias de ação, à medida que exige um reposicionamento da organização frente às novas demandas do meio.

Observando o caso apresentado, o gestor da inovação terá que iniciar sua atuação direcionado para uma reestruturação funcional de todos da empresa. Uma planilha de responsabilidades é essencial para que os profissionais saibam suas funções e responsabilidades, e acompanhem o organograma institucional, sabendo quais setores estão ligados, quem os coordena, quais fluxos devem obedecer para que internamente os processos fluam mais facilmente, etc.

Ocasionando assim uma mudança na estrutura organizacional (elaboração de um organograma e fluxograma), alinhamento do sistema de recursos humanos com as metas e objetivos da mudança, envolvimento ativo dos empregados e dirigentes e, principalmente, atingindo uma mudança fundamental na cultura da organização, gerando melhorias para a qualidade na prestação dos serviços e na oferta de produtos.

Perguntas interessantes