A Geografia no Brasil também passou por diversos momentos com relação ao seu ensino, produzindo assim metodologias específicas para cada período histórico.
Com base no enunciado, analise as afirmativas a seguir e considere V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. O ensino de Geografia passou a ter uma concepção tradicional como ênfase para a transmissão dos conteúdos a partir da LDB 9394/96.
II. Os textos dos livros didáticos, na concepção tradicional, produziam riquezas de detalhes utilizados nas descrições das paisagens, até pareciam verdadeiras fotografias.
III. Com relação à concepção tradicional, pode-se afirmar que os livros didáticos se limitavam a uma Geografia enumerativa e descritiva, como se fosse um simples catálogo.
IV. A prática didático-pedagógica da concepção tradicional era sustentada na transmissão de conteúdos de forma estanque, exigindo apenas a memorização de nomes e números, sem estabelecer relações, analogias ou generalizações.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
F, V, V, V.
Alternativa 2:
F, F, V, V.
Alternativa 3:
F, V, F, V.
Alternativa 4:
F, V, V, F.
Alternativa 5:
V, V, V, V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
17
F,V,V,V
No passado, a Geografia como disciplina escolar era extremamente vinculada a conceitos definitivos. Devido a isso diversos materiais didáticos forneciam informações meramente descritivas que não tinham nenhuma ligação entre aspectos naturais e sociais, a preocupação do ensino era somente conhecer, ou melhor, “decorar” dados estatísticos, nome de rios, de países, capitais entre outros. Diante dessa consideração fica claro que os conteúdos adotados não tinham perspectivas críticas e sim técnicas e sem argumentação.
Perguntas interessantes