A função (pra que serve) da Epiderme e da Derme bem resumido e objetivo.
Soluções para a tarefa
A epiderme é a camada mais externa da pele constituída por epitélio de revestimento pavimentoso estratificado queratinizado, as células são próximas entre si e possuem pouca substância intercelular sendo avasculares.
As células (queratinócitos) são produzidas na camada mais inferior da epiderme (camada basal ou germinativa) e em sua evolução em direção à superfície sofrem processo de queratinização, que dá origem à camada córnea (camada de células mortas).
A renovação celular constante da epiderme faz com que as células da camada córnea sejam gradativamente eliminadas e substituídas por outras. Isso ocorre fisiologicamente (naturalmente) com o passar dos anos as células ficam mais “lentas” e esse processo de renovação celular também fica mais lento, então recorremos aos esfoliantes.
Além dos queratinócitos encontram-se também na epiderme: os melanócitos, que produzem o pigmento que dá cor à pele (melanina) e células de defesa imunológica (células de Langerhans).
A epiderme apresenta várias camadas. A origem da multiplicação celular é a camada basal. Todas as outras são constituídas de células cada vez mais diferenciadas que, com o crescimento basal, vão ficando cada vez mais periféricas, acabando por descamar.
A epiderme é formada por cinco camadas de células.
- Camada basal ou germinativa: É a mais profunda da epiderme, sendo constituída por uma camada única de células cilíndricas que repousam sobre a membrana basal. É a camada responsável pela renovação da epiderme. E ainda:
- Camada espinhosa
- Camada lúcida,
- Camada córnea
Derme
A derme está localizada imediatamente sob a epiderme, é um tecido conjuntivo que contém fibras proteicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas, sendo ricamente vascularizada e inervada.