A função humanizadora da arte não reside apenas na sua utilização como instrumento de denúncia social, mas também, e simplesmente, no seu poder de despertar no homem o prazer estético por meio da ativação dos sentidos. Isso porque o contato com o belo, com o íntimo, com o mais profundo de si mesmo desperta no homem emoções várias que o humanizam, porque o fazem sentir e viver. Desse modo, é possível concluir que:
I. Se pensarmos as diferentes formas de expressão artística: dança, música, literatura, pintura, escultura, cinema etc., como instigadoras dos sentidos e se os sentidos podem ser fonte inesgotável de prazer, as artes são um foro privilegiado de ativação do prazer estético.
II. Agradar os sentidos é o único objetivo das obras de arte.
Este prazer que as artes propiciam sempre foi assimilado com certa preocupação para os moralizadores, dado o seu caráter libertador.
III. O conceito de prazer estético também é chamado de fruição estética e refere-se ao ato de tirar prazer daquilo que possui um formato artístico, seja pela sua beleza e feiura, ou pelos sentimentos que desperta nos seus admiradores, como a raiva, tristeza, alegria, revolta e etc.
IV. A melhor forma de expressão artística é aquela que se mantém imutável, pois que solidifica e perpetua a tradição, criando assim um legado de beleza e retidão.
Estão corretas:
Alternativas
Alternativa 1:
Apenas I e II.
Alternativa 2:
Apenas I e III.
Alternativa 3:
Apenas III e IV.
Alternativa 4:
Apenas I, II e III.
Alternativa 5:
Todas as assertivas.
Soluções para a tarefa
Alternativa 2: Apenas I e III.
I. Correta, pois o enunciado põe foco nas sensações estéticas que a arte pode trazer, deixando de lado por um momento a inovação e crítica social e focando na instigação de sentimentos. Assumindo esta interpretação de arte e considerando as inúmeras formas de expressão da arte: "dança, música, literatura, pintura, escultura, cinema", as artes se tornam uma fonte quase que inesgotável dessa ativação de sentimentos, desse prazer pelo lado estético.
II. Errada, pois retomando o enunciado, ele deixa por um momento a crítica social, a inovação, o choque de lado, mas não o ignora a ponto de afirmar que o único objetivo da arte é o prazer. Outrossim, a crítica dos moralizadores não é quanto ao prazer que arte propicia, não é este tipo de liberdade que comumente é criticada, mas sim é o choque libertador que os moralizadores desaprovam.
III. Correta, pois conforme exposto na primeira explicação, aqui a questão continua detalhando de onde vem esse prazer que a arte nos traz.
IV. Errada, pois em nenhum momento a questão busca trazer algo pacato, imutável, ao contrário, a arte nos desperta novas sensações e emoções, quebrando com a ordem que existia.