Biologia, perguntado por mayaragregorio93, 10 meses atrás

A fotossíntese é a respiração são reações com objetivos. Em quais horários do dia e da noite, ocorrem estas reações nos seres vivos?​

Soluções para a tarefa

Respondido por barrosluca97
2

Acho que a pergunta se refere aos objetivos distintos (ou diversos), dessas 2 reações que se complementam: fotossíntese e respiração (do tipo aeróbia).

Essas 2 reações químicas são bastante complexas e se relacionam com os ciclos biogeoquímicos do carbono e do oxigênio. É graças a elas que esses 2 elementos químicos se mantem em proporções constantes (num meio ambiente em equilíbrio). Além disso, essas reações fazem parte do metabolismo energético das células: enquanto a fotossíntese acumula energia para as atividades orgânicas, a respiração libera (na forma de calorias).

A fotossíntese é realizada apenas pelos seres autótrofos (produtores): plantas, algas unicelulares e cianofíceas. Essa reação depende da energia  luminosa (geralmente luz solar) para converter substâncias inorgânicas (água e gás carbônico) em orgânicas (glicose). Um resíduo produzido pela fotossíntese é essencial para a respiração aeróbia (feita pela grande maioria dos seres vivos): o gás oxigênio. Portanto a fotossíntese acontece, de maneira natural, apenas no período iluminado (durante o dia).

Na respiração aeróbia, gás oxigênio reage com glicose (ou outro nutriente orgânico derivado desse carboidrato) produzindo gás carbônico e água como resíduos, os mesmos que serão essenciais para realizar mais fotossíntese. Como essa reação libera energia para as atividades, todos os seres vivos realizam algum tipo de respiração (apenas algumas bactérias e fungos realizam respiração anaeróbia, ou seja, sem usar gás oxigênio. Esse processo é mais conhecido como fermentação). Portanto, não dependendo da energia luminosa (ou outro tipo de energia) para ocorrer, a respiração (aeróbia ou anaeróbia) é um processo contínuo (24 horas=dia e noite) e realizado por todos os seres vivos (menos os vírus).

Espero ter ajudado.  

Perguntas interessantes