A fotoelasticidade é uma técnica experimental utilizada paraa análise de tensões e deformações em peças com formascomplexas. A passagem de luz polarizada através de um modelode material fotoelástico sob tensão forma franjas luminosasescuras e claras. O espaçamento apresentado entre as franjascaracteriza a distribuição das tensões: espaçamento regularindica distribuição linear de tensões, redução do espaçamentoindica concentração de tensões. Uma peça curva de seçãotransversal constante, com concordância circular e prolongamento, é apresentada na figura ao lado. O elemento estáequilibrado por duas cargas momento M, e tem seu estado detensões apresentado por fotoelasticidade.Em relação ao estado de tensões nas seções PQ e RS, o módulo de tensão normal no ponto(A) P é maior que o módulo da tensão normal no ponto R.(B) Q é maior que o módulo da tensão normal no ponto R.(C) Q é menor que o módulo da tensão normal no ponto S.(D) R é maior que o módulo da tensão normal no ponto S.(E) S é menor que o módulo da tensão normal no ponto P.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Em relação ao estado de tensões nas seções PQ e RS, o módulo de tensão normal no ponto (B) Q é maior que o módulo da tensão normal no ponto R.
A fotoelasticidade é uma técnica experimental para a medição de esforços e deformações. Baseia-se no uso da luz para desenhar figuras sobre peças de materiais isotropos, transparentes e contínuos, que estão a ser submetidas a esforços.
As figuras que se desenham são semelhantes às mostradas ao realizar uma análise de elementos finitos já que se podem observar contornos e cores.
A medição consegue-se ao avaliar a mudança do índice de refração da peça ao submeter a uma carga. No caso de uma peça não trasparente, se cobre a peça com uma resina birrefringente.
Resposta:
( ) Q é maior que o módulo da tensão normal no ponto R.
Explicação:
Corrigido pelo DNM