A forte pressão provocada pela expansão urbana desordenada sobre os recursos naturais, principalmente os solos, tem provocado danos, muitas vezes, de difícil reparo. A grande concentração populacional em centros urbanos cada vez maiores tem dirigido a atenção de diferentes profissionais para o recurso do solo, no sentido de entender sua dinâmica para minimizar sua degradação. No entanto, a falta de conhecimento sobre as propriedades, bem como sobre a aptidão dos solos sob uso urbano tem provocado o seu mau uso, resultando em processos como compactação, erosão, deslizamentos e inundações; assim como poluição com substâncias orgânicas, inorgânicas e patógenas; aumentando os custos do desenvolvimento e afetando toda a sociedade. Em relação ao uso do solo, pode-se afirmar que:
Soluções para a tarefa
Pode-se afirmar que a expansão urbana tem provocado a compactação dos solos, e reduzindo a porosidade dos mesmos. Esse processo de compactação é responsável pelo aumento de incidências de enchentes , visto que, a água das chuvas não conseguem infiltrar em solos compactados, causando o escoamento superficial.
Relação do crescimento urbano e degradação do solo
O aumento desordenado da população tem causado sérios impactos ambientais, dentre eles, a compactação dos solos urbanos.
Essa compactação tem causado sérios problemas, como o aumento de enchentes e uma sobrecarga no sistema de drenagem dos solos urbanos.
Devido a compactação do solo, a água não consegue ser drenada, infiltrada, ou seja, o solo fica impermeável, o que afeta potencialmente a vegetação.
Saiba mais sobre degração de solos urbanos aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/754659
#SPJ1