A formação social brasileira apresentou uma polarização entre senhores e escravos. A propriedade da terra pelos grandes produtores agrícolas organizou um poder com bases agrárias, fundado no controle sobre a vida de toda a população rural, se estendendo em por um longo tempo, para os núcleos urbanos. Sobre os desdobramentos do poder político fundado na questão apresentada, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A formação social brasileira contribuiu muito pouco para o que representa a política em nossos dias. Não há mais nos cargos públicos brasileiros representantes das oligarquias agrárias.
O poder se democratizou com o advento das grandes cidades. O crescimento urbano em larga escala fez emergir novas forças políticas ligadas a população de baixa renda e amadureceu uma igualdade de fato e de direito.
A república não deixou de ter ao longo de sua história, no Brasil, e até nossos dias, uma expressão do poder dos grandes proprietários de terra. Ainda há o mando de famílias tradicionais fundadas no poder agrário.
A ascensão da classe operária possibilitou a ascensão de lideranças defensoras dos interesses populares. Os principais cargos públicos têm hoje uma relação direta com o movimento sindical.
Soluções para a tarefa
Respondido por
28
por favor qual a resposta certa?
Sedineivaz:
Acredito que seja a B, Pois o crescimento urbano fez surgir novas forças politicas.
Respondido por
45
Olha eu coloquei a C, pois acredito que ainda existem familias tradicionais fundadas no poder agrário, tendo em vista que desde a antiguidade os senhores feudais dominavam o poder sobre as terras, o que veio carregado até o presente.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás