História, perguntado por vitokeia4875, 1 ano atrás

A formação histórica do atual Estado do Rio Grande do Sul está intrinsecamente relacionada à questão fronteiriça existente entre os domínios das duas coroas Ibéricas na América meridional. Desde o século XVIII, esta região foi cenário de constantes disputas territoriais entre diferentes agentes sociais. Atritos que não estiveram restritos apenas às lutas travadas entre luso-brasileiros e hispano-americanos pelo domínio do Continente do Rio Grande.
(Eduardo Santos Neumann, “A fronteira tripartida”, Luiz Alberto Grijó (e outros). Capítulos de História do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004, p. 25. Adaptado).

a) Caracterize a “questão fronteiriça”, mencionada no texto acima.

b) Quais são as principais diferenças e semelhanças entre a organização socioeconômica do Rio Grande colonial e a de regiões açucareiras, como Bahia e Pernambuco, na mesma época?

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinasilveira78
28
a) A questão fronteiriça existente entre os domínios das coroas de Portugal e Espanha foi a disputa pelas terras localizadas na região ao norte do Rio da Prata (região que compreende, atualmente, o Uruguai e o estado do Rio Grande do Sul).   Esta disputa abrangeu a criação, pelos portugueses, da Colônia do Sacramento, e a formação dos Sete Povos das Missões, que estavam aos cuidados dos jesuítas espanhóis.

 

 

b) A organização socioeconômica do Rio Grande colonial e a de regiões açucareiras, como Bahia e Pernambuco, apresentaram algumas semelhanças, tais como a concentração fundiária e o predomínio da aristocracia rural.   Por outro lado, também expressaram diferenças, no campo econômico, pois enquanto o Nordeste exportava produtos, especialmente o açúcar; o Rio Grande do Sul produzia para o consumo interno (principalmente com o gado).   O Nordeste, na economia açucareira, tinha em sua mão de obra, uma base fundamentalmente escravista, enquanto que no Rio Grande do Sul, havia uma presença de mão de obra, essencialmente, livre, ainda que se observe a utilização de escravos nas charqueadas.

Perguntas interessantes