História, perguntado por leomendonca10, 10 meses atrás

A formação econômica brasileira está relacionado aos desdobramentos da economia europeia. Portugal foi pioneira na expansão marítimo comercial que levou a conquista de rotas e pontos de troca na África. A ?descoberta? das terras na América que levou a formação do Brasil foi um desdobramento desta expansão lusitana.


A colonização do Brasil foi uma decisão fundada na ameaça da perda do território para outras nações que iniciaram sua expansão e se rivalizaram com Portugal. Para efetuar a ocupação do território os portugueses escolheram o açúcar como produto. Mas para isso era necessário estabelecer os engenhos, a plantação de cana-de-açúcar e o trabalho escravo.


Por que Portugal optou por esta forma de ocupação e quais os efeitos que isso levou para a formação da sociedade brasileira? Destaque a escravidão como ponto principal.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
1

Portugal optou pelo sistema de capitanias hereditárias pois a coroa portuguesa não tinha capital suficiente para investir sozinha na colonização do novo território.

Por isso, grandes lotes de terra foram “dados” para fidalgos portugueses, que contaram com financiamento dos holandeses, que foram responsáveis pela construção dos engenhos e comercialização da cana de açúcar brasileira na Europa.

Ainda, esse sistema exigia mão de obra extremamente barata para dar lucro, incentivando o tráfico de escravos vindos da África.

Perguntas interessantes