A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO O QUE FOI?
Soluções para a tarefa
Resposta:A Formação Territorial do Brasil. O Tratado de Tordesilhas, estabelecido em 1494, definiu a divisão das terras descobertas entre as duas potências marítimas do início da Época Moderna: Portugal e Espanha.
Explicação:
A atual extensão do território brasileiro resulta de uma história que se iniciou nos anos de 1500, com a chegada dos colonizadores portugueses.
Para a Geografia, colonizar significa três ações:
explorar
defender
povoar
O território que viria a ser o Brasil foi conquistado pelos portugueses a partir do século XVI e incorporado ao comércio mundial da época. Os interesses de Portugal orientaram a ocupação do território. Os colonizadores portugueses procuraram explorar produtos e atividades que lhes dessem lucros por meio do comércio.
Até 1530 (data de referência), a Coroa Portuguesa não se preocupou em colonizar o Brasil (Por que Portugal não se preocupou em colonizar o Brasil e por que Portugal resolveu colonizar o Brasil?). A partir da terceira década do século XVI, iniciou-se o efetivo processo de colonização do nosso país.
Uma das mais famosas tentativas para iniciar a colonização do Brasil foi a implantação das capitanias hereditárias (1534-1548).
No início da colonização, os portugueses ocuparam a faixa litorânea (por que optaram em ocupar essa parte do território?), explorando o pau‑brasil da Mata Atlântica. Introduziram as culturas de cana‑de‑açúcar, tabaco e a criação de gado (por que introduzir a criação de gado nas áreas do interior?). Ainda no século XVI, os colonizadores organizaram as "entradas", com o propósito de descobrir minérios preciosos e escravizar indígenas. Essas expedições levaram povoamento para o interior da colônia.
O Tratado de Tordesilhas, firmado em 1494, dividiu as terras americanas entre Espanha e Portugal. No século XVII, porém, os portugueses e seus descendentes nascidos aqui ultrapassaram os limites desse tratado, apropriando‑se de terras a oeste que pertenciam à Espanha. A expansão da pecuária ocorreu em direção ao interior, chegando às terras que se localizavam a oeste do Meridiano do Tratado de Tordesilhas.
Outro fator que favoreceu a expansão do território brasileiro é conhecido como "bandeiras". Expedições de colonos e de indígenas já integrados aos colonizadores partiam de São Paulo em direção ao interior do Brasil atrás de minérios de grande valor e índios para o aprisionamento.