Pedagogia, perguntado por pliciakatiana, 9 meses atrás

A formação do leitor é fundamentada a partir da presença da prática literária em sala de aula. Teberosky e Colomer (2003), em sua obra intitulada “Aprender a Ler e Escrever: uma Proposta Construtivista” sugerem algumas propostas para a atuação docente que você como psicopedagogo precisa conhecer para poder orientar professores, essas práticas possibilitarão a construção de subsídios na formação da capacidade de leitura das crianças. Diante disso, leia e analise as práticas que seguem:

I- Incorporar a leitura em voz alta no calendário semanal de sala de aula e inseri-lá como parte das rotinas escolares, de modo que as crianças saibam onde se sentar, o que fazer, como se comportar e em que momento irá ocorrer a leitura.
II- Preparar um lugar confortável e alegre. Escolher as histórias segundo critérios de extensão, ritmo, nível de vocabulário e de conceitos. Repetir as leituras de um mesmo livro. A repetição facilita a compreensão, a memorização de palavras e a reconstrução de histórias pela criança e preparar a leitura com apresentação sobre o conteúdo, o título e o autor.
III - Proporcionar condutas de simulações literárias. Estimular a reconstrução auditiva. Propor a reescrita de textos modelo. Direcionar leituras e não permitir que escolham o que querem ler. Permitir que os alunos leiam em suas carteiras e não em diferentes ambientes.
IV- Proporcionar a possibilidade de escolha dos livros, para que as crianças desenvolvam suas preferências. O docente deve oferecer-se como modelo de leitor para a criança. Estimular o empréstimo e a regular circulação de livros e títulos diversos e colocá-los ao alcance da criança, deixando-os na estante ao alcance da visão e não em um canto escondido.

Dentre estes pontos levantados é correto o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
4

Alternativa 5:  I, II e IV apenas.

A leitura é de fundamental importância considerando que o assunto em questão seja a educação e os processos de ensino e aprendizagem. Visto que devido ao surgimento de tantas novidades tecnológicas diárias, os livros ainda são um instrumento imprescindível para o processo de aprendizagem.

Com o hábito da leitura é possível que o aluno tenha acesso a possibilidades infinitas, pois terá contato com diversas abordagens.

Bons estudos!

Perguntas interessantes