História, perguntado por gilmaramarangon, 1 ano atrás

A formação de uma elite agrária no Brasil é condição desde a formação da sociedade em seus primórdios coloniais. A forma como este poder é exercido se demonstra na estrutura de uma economia agrária exportadora fundada inicialmente na escravidão. Após a abolição, se institui o mando de outras formas, como se afirma abaixo.

O trabalhador agrícola, homem livre estabelecido em pequenas propriedades, o comerciante, o profissional liberal, o padre, nas cidades do interior do Brasil, se subjugavam ou tentavam enfrentar o julgo. Quando a escolha era a segunda, os riscos de ter a vida interrompida ou a existência atrapalhada pelos mecanismos de dominação implantados pelos senhores das terras aumentavam.
AGUIAR, G. Antropologia Cultural. Maringá: Unicesumar, 2016, p. 231.

A citação expressa o enfrentamento ou subjugo a uma forma de mando. Qual das alternativas abaixo resume esta forma de poder no Brasil?
ALTERNATIVAS

O mando dos militares no Brasil, que se estabeleceram desde a independência e foram exercidos das mais diferentes formas ao longo da história política e econômica. Na citação acima, uma expressão da repressão militar.


O fortalecimento da política fundada nos movimentos sociais de esquerda, estabelecidos em diversas regiões agrárias. O mais famoso movimento social no campo foi a Liga Camponesa.


O mando dos grandes proprietários de terra se estabeleceu durante parte considerável da história brasileira, desde a colonização. O "coronelismo", termo cunhado no Império e marcante no exercício da autoridade rural na primeira república, é expresso na citação acima.


Com uma vida urbana fundada nos mandos e desmandos dos empresários urbanos, a vida nas cidades brasileiras foi constituída com a luta entre o poder público e os poderes paralelos. Na citação acima, há uma demonstração clara de mando das empresas estabelecidas nas grandes cidades brasileiras.


Apesar de ser uma expressão do período de domínio dos grandes proprietários de terra no Brasil, as elites agrárias brasileiras foram depostas na década de 1930, com a ascensão de Getúlio Vargas. A reforma agrária foi estabelecida e o poder econômico fundado no latifúndio foi abolido no Brasil.


analice2016: preciso de ajuda

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
37
Bom dia!

As citações trazem uma realidade atual: hoje, muitas terras ainda estão nas mãos de poucos. Grandes proprietários, herdeiros de senhores de escravos, ainda mantém em seu poder os grandiosos latifúndios adquiridos no período colonial e imperial.

O mando dos grandes proprietários de terra se estabeleceu durante parte considerável da história brasileira, desde a colonização. O "coronelismo", termo cunhado no Império e marcante no exercício da autoridade rural na primeira república, é expresso na citação acima.
Respondido por neiltonss2017
21

A resposta correta é alternativa 3:

O mando dos grandes proprietários de terra se estabeleceu durante parte considerável da história brasileira, desde a colonização. O coronelismo, termo cunhado no Império e marcante no exercício da autoridade rural na primeira república, é expresso na citação acima.

Perguntas interessantes