a formação de um time Autogerenciavel pode ser entendida como a formação de um grupo informal? Justifique.
Soluções para a tarefa
E TRISTE DIZER MAIS MUITOS ALUNOS APRENDEM DICIPLINA E EDUCAÇAO NA ESCOLA PQ DEVIDUO A CORRERIA DO DIA A DIA QUASE NAO TEM TEMPO PARA SEUS FILHOS E MUITAS VEZES ESSA CRIANÇA PASSA TEMPO INTEGRAL NA ESCOLA
Resposta:
a) O que mais tem motivado os trabalhadores da Pepsico é a possibilidade de participarem das decisões a respeito de vários aspectos do funcionamento da empresa, desde o que fazer com as faltas e atrasos, até mesmo o direcionamento estratégico da empresa, passando por questões relativas ao gerenciamento da produção. A possibilidade de se sentir dono da empresa e de agir como tal fornece motivação interna aos trabalhadores, que se dispõem a produzir mais e melhor para a empresa.
b) A formação de Times Autogerenciáveis NÃO pode ser compreendida como uma formação de grupos informal, pois estes são elaborados e compostos pela própria empresa, ou seja, é ela que estipula qual é o melhor formato estrutural e decisorial. Logo, esses times não são constituídos de maneira natural e espontânea, mas sim de forma propositiva e com interesses já planejados.
Explicação:Um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores atualmente é conseguir aumentar o desempenho de suas equipes. Alguns tentam fazer isso criando processos complexos que envolvam vários setores da organização. No entanto, esta talvez não seja a melhor solução. As equipes autogerenciáveis prometem dinamicidade e rapidez nas entregas graças a um alto grau de produtividade. Esse é o tipo de alívio que ter equipes autogerenciáveis traz para o ambiente de trabalho. As equipes autogerenciáveis são aquelas que têm autonomia e responsabilidade o suficiente para cuidar das próprias entregas com excelência. E não pense que sem um gestor por perto as coisas vão “desandar”. Esse tipo de equipe de alto impacto consegue melhorar ainda mais as entregas graças a boa sinergia e alto grau de comprometimento dos envolvidos. Equipes autogerenciáveis são: Comprometidas; Sinérgicas; Responsáveis; Autônomas; Equilibradas; Provativas; As vantagens de desenvolver esse tipo de equipe na sua empresa são inúmeras. As equipes autogerenciáveis são sinérgicas e trabalham muito em equipe, por isso, a relação entre os membros costuma ser de companheirismo. Relações profissionais cooperativas criam um ambiente de trabalho calmo, propício a novas ideias e ainda ajudam na motivação dos funcionários. Menos preocupação Quando as equipes se tornam autogerenciáveis, seus gestores passam gradativamente a se preocupar menos com as demandas de seus funcionários. Assim, os membros da equipe planejam e executam suas atividades, de forma autônoma, e o gestor pode focar seus esforços em questões mais estratégicas para a organização. Mais resultados com menos esforço As equipes autogerenciáveis, por estarem trabalhando em sinergia, criam soluções e têm novas ideias em conjunto. Por conta disso, os resultados se tornam mais satisfatórios. É a velha premissa de “duas cabeças pensam melhor do que uma” na prática. Uma equipe que se dá bem e está trabalhando por um objetivo comum certamente atingirá resultados melhores do que se fossem “cada um por si”. Maior envolvimento com o trabalho Com a liberdade dada às equipes autogerenciáveis, a motivação também aumenta e, consequentemente, o envolvimento com o trabalho. Equipes envolvidas com o seu trabalho sentem mais prazer no que fazem, tornando tudo mais agradável, além de se preocuparem com o seu nome e reputação, dando uma atenção especial a sua carreira profissional, o que é ótimo para a sua organização. Desenvolve novos líderes O processo de autogerenciamento cria nos envolvidos um sentimento de responsabilidade e proatividade, o que desenvolve características de liderança nos seus funcionários. Isso porque cada um é responsável pelas suas entregas, trabalhando pelo bom funcionamento da equipe como um todo e ajudando os companheiros quando necessário. Características desejáveis em um líder. Lembre-se: o sucesso de um líder é desenvolver um novo líder.