A forma se ser e aparecer do Serviço Social se dá também através da operacionalização, escolha, aplicação dos mais variados instrumentos técnicos da profissão. O exercício profissional acontece inserido nas relações sociais e sua operacionalização. A escolha e uso dos instrumentos técnicos se dá no confronto entre:
Condições abstratas e reais.
Dimensão material e abstrata.
Condições objetivas e subjetivas.
Socialismo e capitalismo.
Confronto entre idealismo e pragmatismo.
Soluções para a tarefa
O enunciado se refere a dimensão material e abstrata. neste sentido, as relações sociais partem de um sentido mais amplo, onde fatores sociais e econômicos podem explicar como determinada parte da população possui menos condições para viver uma vida digna. Letra B.
Neste caso, o assistente social pode auxiliar em medidas que sejam úteis para a construção de um ambiente adequado, levando em consideração a dimensão material e abstrata no que tange a formação dos indivíduos e o espaço em que eles vivem.
Por fim, nos dias de hoje, o papel do assistente social deve estar de acordo com as características do mundo em que vivemos, levando em consideração fatores externos como a desigualdade e os problemas que este fato ocasiona, e, através desse entendimento ele poderá auxiliar na construção de um mundo melhor através de sua profissão.