A forma como as sociedades respondem a questões fundamentais depende de seus Sistemas de Organização Econômica, que podem ser divididos em: Sistema de Concorrência Pura, Sistema de Economia Mista e Economia Centralizada.
Neste contexto podemos afirmar que:
I - No Sistema de Concorrência Pura predomina a livre interação entre produtores e consumidores na determinação dos preços de bens e serviços.
II - No Sistema de Economia Mista prevalecem as forças de mercado da demanda e a oferta, mas com a intervenção governamental em áreas estratégicas, como infraestrutura, energia, saneamento e telecomunicações.
III - No Sistema de Economia Centralizada o sistema produtivo é controlado por um órgão central de planejamento e não pelas forças de mercado. O Estado é o detentor dos recursos, dos meios de produção e define o que é necessário ser produzido para a sociedade.
Com base nas afirmações acima podemos concluir que:
Todas as afirmações são verdadeiras
Somente as afirmações I e II são verdadeiras
Todas as afirmações não são verdadeiras
Somente as afirmações II e III são verdadeiras
Somente as afirmações I e III são verdadeiras
Soluções para a tarefa
Resposta:
Todas as afirmações são verdadeiras
Explicação:
A forma como as sociedades respondem a essas três questões fundamentais (O que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?) depende de seus Sistemas de Organização Econômica, que podem ser divididos em: Sistema de Concorrência Pura (ou Perfeitamente Competitivo), Sistema de Economia Mista e Economia Centralizada (planificada ou de direção central).
Sistema de Concorrência Pura (ou Perfeitamente Competitivo): Neste modelo não existe a interferência do governo na atividade econômica. Predomina a livre interação entre produtores (ofertantes) e consumidores (demandantes) na determinação dos preços de bens e serviços. Por meio dessa interação, os problemas econômicos fundamentais (o que e quanto, como e para quem produzir) são resolvidos mediante o chamado mecanismo de preços, promovendo o equilíbrio nos vários mercados.
Sistema de Economia Mista: Neste sistema prevalecem as forças de mercado da demanda (consumidores) e a oferta (produtores), mas com a intervenção governamental em áreas estratégicas, como infraestrutura, energia, saneamento e telecomunicações. De acordo com Vasconcellos (2010), a atuação do governo justifica-se com o objetivo de eliminar as distorções alocativas (na alocação de recursos) e distributivas, além de promover a melhoria do padrão de vida da população.
Sistema de Economia Centralizada: Neste, o sistema produtivo é controlado por um órgão central de planejamento e não pelas forças de mercado. O Estado é o detentor dos recursos, dos meios de produção e define o que é necessário ser produzido para a sociedade. Nessa situação, não há a propriedade privada; todos os bens pertencem ao governo.
Resposta:
Somente as afirmações I e II são verdadeiras
Explicação: