A força F que atua sobre um móvel é representada em função do deslocamento d no gráfico. Sabe-se que a massa do móvel é 2kg,e no instante t=0 a velocidade do móvel é 5m/s. Determine a energia cinética do móvel quando d=4m.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Vamos utilizar o teorema do Trabalho-Energia.
Segundo o teorema, o trabalho (W) executado por uma força sobre um móvel ao longo de um dado deslocamento é igual a variação de energia cinética do móvel, ou seja:
Sabemos que, dado o gráfico da força exercida sobre o móvel em função do deslocamento sofrido, podemos determinar o trabalho executado pela área do gráfico.
Perceba que o gráfico pode ser dividido, como sugerido no desenho anexado, em um trapézio e um retângulo, logo a área total abaixo da curva é dada por:
Com o valor de W, podemos voltar à equação obtida pelo teorema trabalho-energia:
Anexos:
allanrodriguessalva:
GeBEfte, se o gráfico se inicia no 10, não seria para calcularmos a área do trapézio? Base maior: 4; Base menor: 2; Altura: 20. Dessa forma, a área seria 30 = 30J. >>> 30 = Ef - Ei >>> Ef = 30 + 25 = 55 J.
Mas não, assim estaríamos desconsiderando parte da energia.
O trabalho é calculado pela área entre a curva e o eixo das abscissas e, dessa forma, não podemos "cortar" o retângulo 10x4.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Química,
6 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Informática,
11 meses atrás