ENEM, perguntado por cristhianoCfernandes, 10 meses atrás

A fisiopatologia da cardiopatia isquêmica envolve especificamente dois processos: a oferta e a demanda de oxigênio pelo miocárdio. A isquemia miocárdica ocorre quando há desequilíbrio na oferta e na demanda de oxigênio (consumo). Em algumas condições, o comprometimento da oferta de oxigênio é secundário à diminuição do fluxo sanguíneo, sendo essa a fisiopatologia da maioria dos casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e dos episódios de angina instável. Sobre o desenvolvimento de cardiopatia isquêmica e os fatores de risco convencionais para doença aterosclerótica coronária, analise as sentenças a seguir:

Soluções para a tarefa

Respondido por Anquietta
132

Resposta:

7. A fisiopatologia da cardiopatia isquêmica envolve especificamente dois processos: a oferta e a demanda de oxigênio pelo miocárdio. A isquemia miocárdica ocorre quando há desequilíbrio na oferta e na demanda de oxigênio (consumo). Em algumas condições, o comprometimento da oferta de oxigênio é secundário à diminuição do fluxo sanguíneo, sendo essa a fisiopatologia da maioria dos casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e dos episódios de angina instável. Sobre o desenvolvimento de cardiopatia isquêmica e os fatores de risco convencionais para doença aterosclerótica coronária, analise as sentenças a seguir:

I- Tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, hiperlipidemia, diabetes melito e intolerância à glicose, resistência à insulina, obesidade, atividade física desordenada (não contínua), alcoolismo.

II- Tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, hiperlipidemia, diabetes melito e intolerância à glicose, resistência à insulina, obesidade, atividade física desordenada (não contínua), alcoolismo e uso abusivo de cafeína.

III- Tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, hiperlipidemia, diabetes melito e intolerância à glicose, resistência à insulina, obesidade, vida sedentária e estado hormonal (deficiência de estrógeno).

IV- Tabagismo, hiperlipidemia, diabetes melito e intolerância à glicose, resistência à insulina, obesidade, atividade física desordenada (não contínua), alcoolismo, uso abusivo de cafeína e consumo excessivo de leguminosas.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças I e II estão corretas.

b) Somente a sentença IV está correta.

c) Somente a sentença III está correta.

d) Somente a sentença I está correta.

Explicação:

Letra c = somente a III está correta.

Respondido por gabrielamorip
11

Sobre a cardiopatia isquêmica, é correto afirmar que tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, hiperlipidemia, diabetes melito e intolerância à glicose, resistência à insulina, obesidade, vida sedentária e estado hormonal (deficiência de estrógeno) são fatores de risco (letra C).

Isquemia do miocárdio

O processo de isquemia do músculo cardíaco (miocárdio) ocorre em decorrência da interrupção parcial ou total do suprimento sanguíneo às células cardíacas. Normalmente, é decorrente de processos ateroscleróticos nas artérias coronárias.

Assim, sabe-se que há fatores de risco que contribuem para a ocorrência dessa doença, como tabagismo, dislipidemia, diabetes, sedentarismo, entre outras.

Outra questão sobre isquemia do coração:

https://brainly.com.br/tarefa/44010628

#SP3

Anexos:
Perguntas interessantes