A física de Aristóteles […] é uma "física", isto é, uma ciência altamente elaborada, embora não o seja matematicamente. […] A distinção entre movimentos "naturais" e movimentos "violentos" se situa numa concepção de conjunto da realidade física, concepção cujos traços principais parecem ser: (a) a crença na existência de "naturezas" qualitativamente definidas; e (b) a crença na existência de um Cosmo […] Assim, mover-se é mudar, mudar em si mesmo e em relação aos outros. Por outro lado, isso implica um termo de referência em relação ao qual a coisa movida muda seu ser ou sua relação; o que implica – se examinarmos o movimento local – a existência de um ponto fixo em relação ao qual a coisa movida se move, um ponto fixo imutável que, evidentemente, só pode ser o centro do Universo. (Koyré)
Dentre as proposições dadas abaixo, todas elas, exceto uma, indicam características da Revolução Científica do século XVII, que ocasionou a derrocada da física e da cosmologia aristotélicas. Assinale essa alternativa.
a) O rompimento com a física qualitativa e a homogeneização do espaço, com a consequente substituição da noção de lugares naturais das coisas pela de espaço homogêneo da geometria, considerado como real.
considerado como real.
b) A consideração da lei da inércia como princípio fundamental da natureza, ela que afirma que um corpo abandonado a si mesmo permanece em seu estado de repouso ou de movimento tanto tempo quanto esse estado não for submetido à ação de uma força exterior qualquer.
c) O combate ao princípio de inalterabilidade do céu e a todo o arcabouço teórico que sustentava a dicotomia entre céu e Terra.
d) A destruição do Cosmo, isto é, a substituição da visão de mundo finito e hierarquicamente ordenado por uma concepção de Universo homogêneo, ligado por elementos de mesma natureza e regido por leis necessárias e universais.
e) A compreensão do movimento como um tipo de mudança que depende da constituição interna do corpo, de modo que o movimento é contrário à natureza do corpo que se move.
Soluções para a tarefa
Podemos observar que a alternativa que corresponde corretamente para com a proposição a respeito da física na visão aristotélica está disposta na alternativa b)
Desse modo , a consideração que a lei da inércia é um princípio fundamental da natureza de fato é verdadeira e é uma denotação bastante importante para entender o funcionamento da natureza como um todo pois a física está presente em todos os momentos .
Resposta:
Alternativa E
Explicação:
Somente a alternativa E é incorreta a respeito da Revolução Científica do século XVII. A lei da inércia substitui a lei dos movimentos aristotélica, contrariando a ideia de que existem movimentos naturais, movimentos violentos e que há uma relação do movimento com a constituição interna de cada corpo.