A fim de entender as mudanças gramaticais ocorridas nas formas de tratamento do interlocutor em português, Faraco (1996) busca, através de uma abordagem diacrônica, reconstituir aspectos do ambiente sociocultural que desencadeou o surgimento de novas formas e acompanhar o desenvolvimento dessas formas até os dias atuais. Nesse estudo, inclui-se a evolução da forma de tratamento vossa mercê. Segundo o autor, embora não se baseando em dados precisos, é corrente a hipótese de que essa forma de tratamento, vossa mercê, surge, com valor honorífico, na Idade Média, tendo a sua origem relacionada a duas das mais importantes instituições medievais – a mercê do rei (distribuição de justiça e proteção real) e o senhorio (poder feudal). Ao longo do tempo, essa forma passa a ser usada em sentido amplo, perdendo o seu valor honorífico para a forma Vossa Alteza (1477) e deixando completamente de ser usada com tal valor no final do século XV (1490). Após essa expansão do seu uso, a forma vossa mercê evolui em duas direções:
(i) mantém sua integridade formal e seu valor honorífico num estilo cuidado entre a burguesia urbana, arcaizando-se durante os séculos XVII e XVIII;
(ii) é afetada por um rápido processo de simplificação fonética do que resultaram os pronomes você e vocês, de uso corrente do português atual.
Quanto a esse processo de simplificação, Faraco declara que, além das formas nele envolvidas citadas por alguns estudiosos (Nascentes, Lapa, Said Ali) e que seriam de uso urbano:
(4) Vosmecê, vossemecê, vossecê, você, ocê, cê
coexistiram outras formas, de uso rural – registradas por AMARAL (1955), que seriam:
(5) Vossuncê, vassuncê, mecê, vancê, vacê, vosmincê
Essa bipartição, segundo o autor, seria por si só, uma evidência de que a evolução de vossa mercê em tantas direções se deve a fatores de ordem social e geográfica. Assim é que a forma você, por exemplo, é mal vista em algumas regiões rurais de Portugal.
(GONÇALVES, Clézio Roberto. De Vossa Mercê a cê: caminhos e trilhas. Disponível em http://www.filologia.org.br/xiv_cnlf/tomo_3/2535-2550.pdf)
Escolha uma:
a. O trecho mostra que a evolução do título honorífico Vossa Mercê ao pronome você é uma mudança que além de fatores geográficos também levou em conta fatores sociais, já que o uso deste último no Brasil e em Portugal ocorre em situações sociais diferenciadas.
b. O trecho não trata da mudança do pronome você, mas da variação linguística diatópica do mesmo, já que você tem seu uso diferenciado no Brasil e em Portugal, bem como de sua variação diastrática, uma vez que é usado com diferentes valores sociais no Brasil e em Portugal.
c. O trecho mostra que a evolução do título honorífico Vossa Mercê ao pronome você é uma mudança apenas lexical, mas não fonológica.
d. O trecho mostra que não há uma relação causal entre o título honorífico Vossa Mercê e o pronome você, visto que houve apenas um deslocamento semântico do segundo em relação ao primeiro, pois ambos eram usados na Idade Média.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Eu acho que é a letra c
Perguntas interessantes