A filosofia surge, na Grécia, quando se constata que as verdades do mundo não se encontram envoltas por mistérios não revelados a todos os seres humanos. Logo em seu nascimento, a atividade filosófica é marcada por alguns traços distintivos, dentre os quais podemos elencar:
Soluções para a tarefa
Resposta:
b. Tendência à racionalidade, recusa de explicações pré-estabelecidas, tendência à argumentação e ao debate, capacidade de generalização, capacidade de diferenciação.
Explicação:
Racionalidade pois os gregos foram os primeiros a definir o ser humano como um animal racional, que o homem é um ser dotado de razão e que a racionalidade é um traço distintivo em relação a todos os outros seres. Recusa de explicações pré-estabelecidas, pois cada fato exige uma explicação racional como resultado de investigação; Tendência à argumentação e ao debate, pois nenhuma solução pode ser aceita sem que tenha sido demonstrada, isto é provada racionalmente em conformidade com princípios e regras do verdadeiro pensamento. Capacidade de generalização, mostrar que uma explicação tem validade para coisas diferentes ou muitos fatos diversos, pode-se descobrir semelhanças e identidades. Capacidade de diferenciação, mostrando fatos ou coisas que parecem iguais ou semelhantes, na verdade, são diferentes quando examinados pela razão.