A Filosofia se interessa por todas as manifestações culturais, pois, como escreveu o filósofo Montaigne ,“nada do que é humano me é estranho”. Os principais campos filosóficos relativos às manifestações
culturais são: a filosofia das ciências (que vimos na teoria do conhecimento), da religião, das artes, da
existência ética e da vida política. Além disso, a Filosofia ocupa-se também com a crítica das ideologias
que se originam na vida política, mas se estendem para todas as manifestações da Cultura.
O sagrado é uma experiência da presença de uma potência ou de uma força sobrenatural que habita
algum ser – planta, animal, humano, coisas, ventos, água, fogo. Essa potência é tanto um poder que
pertence própria e definitivamente a um determinado ser, quanto algo que ele pode possuir e perder, não
ter e adquirir. O sagrado é a experiência simbólica da diferença entre os seres, da superioridade de alguns
sobre outros, do poderio de alguns sobre outros, superioridade e poder sentidos como espantosos,
misteriosos, desejados e temidos.
A sacralidade introduz uma ruptura entre natural e sobrenatural, mesmo que os seres sagrados sejam
naturais (como a água, o fogo, o vulcão): é sobrenatural a força ou potência para realizar aquilo que os
humanos julgam impossível efetuar contando apenas com as forças e capacidades humanas. Assim, por
exemplo, em quase todas as culturas, um guerreiro, cuja força, destreza e invencibilidade são espantosas,
é considerado habitado por uma potência sagrada. Um animal feroz, astuto, veloz e invencível também é
assim considerado. Por sua forma e ação misteriosas, benévolas e malévolas, o fogo é um dos principais
entes sagrados.
Em regiões desérticas, a sacralização concentra-se nas águas, raras e necessárias. O sagrado opera o
encantamento do mundo, habitado por forças maravilhosas e poderes admiráveis que agem magicamente.
Criam vínculos de simpatia-atração e de antipatia-repulsão entre todos os seres, agem à distância,
enlaçam entes diferentes com laços secretos e eficazes.
Todas as culturas possuem vocábulos para exprimir o sagrado como força sobrenatural que habita o
mundo.
Sagrado é, pois, a qualidade excepcional – boa ou má benéfica ou maléfica, protetora ou ameaçadora –
que um ser possui e que o separa e distingue de todos os outros, embora, em muitas culturas, todos os
seres possuam algo sagrado, pelo que se diferenciam uns dos outros. O sagrado pode suscitar devoção e
amor, repulsa e ódio. Esses sentimentos suscitam outro: o respeito feito de temor. Nasce, aqui, o
sentimento religioso e a experiência da religião.
A palavra religião vem do latim: religio, formada pelo prefixo re (outra vez, de novo) e o verbo ligare
(ligar, unir, vincular). A religião é um vínculo. Quais as partes vinculadas? O mundo profano e o mundo
sagrado, isto é, a Natureza (água, fogo, ar, animais, plantas, astros, metais, terra, humanos) e as divindades que habitam a Natureza ou um lugar separado da Natureza.
(CHAUÍ, Marilena. Convite à
Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000 – com adaptações).
Atividade:
A partir do texto acima, explique como acontece o surgimento do sentimento religioso.
Observação importante: não se trata aqui, do surgimento das diferentes religiões (pois isso tem diferentes causas), mas sim, do sentimento religioso.
Soluções para a tarefa
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Biologicamente falando, o sentimento religiosoorigina-se na longa dependência e necessidade de ajuda da criança; e, mais tarde, quando percebe como é realmente frágil e desprotegida diante das grandes forças da vida, volta a sentir-se como na infância e procura então negar a sua própria dependência, por meio de uma .
Tem-se em mira o sentimento religioso, comosentimento ético-social em si mesmo, e, de forma secundaria, a liberdade de culto.
No plano existencial, a religião se liga a sentimentos humanos, como medo e esperança, e ao cultivo de valores morais e espirituais, que remetem ao bem, à solidariedade e à compaixão.
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