A filosofia, na antiguidade, se fundamentou no cosmo, na origem do universo. Conheceu o período socrático e as novas reflexões envolvendo o homem como fico do mundo, buscando conhecer si próprio e a natureza. Como a idade média e a consolidação das doutrinas cristã, houve uma filosofia religiosa, marcada pela fé que, em muitos momentos, se sobressaia a razão. A partir do século XVll, as ciências físicas e a matemática fazem rápidos progressos e, ao promoverem e, ao promoverem um grande desenvolvimento técnico, asseguram a posição dominante do ocidente. Onde quer que a civilização ocidental se estenda, seus ideais políticos costumam acompanhar o rastro da sua expansão material. A partir do texto e dos conhecimentos adquiridos, quais são as tendências que mandaram fortemente o pensamento filosófico a partir do século XVll? Assinale a alternativa correta.
A. O marxismo e sua relação com a razão e o conhecimento.
B. O modernismo e sua relação com a razão e o conhecimento.
C. O cientificismo e sua relação com a razão e o conhecimento.
D. O pragmatismo e sua relação com a razão e o conhecimento.
E. O metaficismo e sua relação com a razão e o conhecimento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra c
Explicação:
C. O cientificismo e sua relação com a razão e o conhecimento.
Na Modernidade, houve valorização do homem e do seu papel no mundo político (C).
Na modernidade, o teocentrismo da Idade Média dá lugar ao antropocentrismo, sendo o homem a figura valorizada e ressaltada pela Modernidade.
Com isso, a Igreja e as concepções divinas ligadas à razão são transpostas para o homem, sendo ele o foco de todo o pensamento.
Na Filosofia Moderna, a ciência, a razão, as experiências e o conhecimento são temas principais, porque o objeto que fundamenta esses estudos é o HOMEM e como ele se relaciona com o mundo.
Portanto, o homem, como sujeito, é agente e atua diretamente no processo da obtenção do conhecimento.
Link: brainly.com.br/tarefa/13854520