a filosofia escolástica, nascida na Baixa idade Média, vigorou na Europa entre os seculos IX e XIV , retomando a leitura critica e muitos principios filosóficos gregos teve como principal representante o filosofo e teologo italiano tomas de Aquino 1225- 1274
Soluções para a tarefa
Resposta:
Opções I e II
Explicação:
Você não colocou toda a informação na questão, todavia creio que seja esse o texto que vou colocar para facilitar seu entendimento:
''A Filosofia Escolástica, nascida na Baixa Idade Média, vigorou na Europa entre os séculos IX e XIV, retomando a leitura crítica e muitos princípios filosóficos gregos. Teve como principal representante o filósofo e teólogo italiano Tomás de Aquino (1225-1274). Tendo por base o pensamento de Tomás de Aquino, analise as afirmações a seguir. 1. Sua preocupação foi aliar a razão e a ciência aos ideais da Igreja, enfatizando a Teologia enquanto ciência que buscava explicar racionalmente, entre outros temas, a existência de Deus, da alma, do céu e inferno e as relações entre homem, razão e fé. ul. Para São Tomás de Aquino Filosofia e Teologia não se chocam ou se confundem, porque são conhecimentos distintos e harmônicos, sendo a Teologia uma ciência suprema, fundada na revelação divina, e a Filosofia, o seu apoio para demonstrar a natureza e a existência divina em plena harmonia com a razão. III. Para Tomás de Aquino não existe a harmonia entre a razão e a fé, pois não é possível elaborar uma explicação para os dogmas religiosos a partir do ponto de vista racional, o que faz com que Fé e razão sejam não apenas conhecimentos diferentes, mas também antagônicos. Estáſão) correta(s) a(s) afimativa(s): Om apenas , oll e II. apenas Il apenas 75 1 apenas''
Resposta: A escolástica foi um movimento teológico e filosófico que tinha como principal objetivo trazer de volta antigas ideias metafísicas, principalmente ideias de Aristóteles para conciliá-las com a fé Cristã. Seu principal representante foi Santo Tomás o qual preservou e utilizou as ideias Aristotélicas sobre a existência do mundo, da alma e da existência de Deus.
Para Tomás de Aquino a razão não entra em contradição com a fé, ambas podem e deveriam andar juntas. Uma vez que em sua concepção a razão é uma qualidade que Deus deu ao homem, apenas aqueles que conheciam a Deus poderia de fato entender racionalmente como o mundo funciona. Por isso a razão estaria subordinada a fé.
Da mesma forma que a razão buscaria entender como o mundo funciona, enquanto a fé iria centralizar seus estudos em questões teológicas. Uma seria complementar a outra.
Por isso apenas as opções I e II estão corretas.