A filosofia árabe medieval é marcada pela aproximação de teorias filosóficas gregas da Antiguidade com os princípios religiosos islâmicos. Considere as afirmativas a seguir, a respeito de dois grandes representantes dessa filosofia:
I. Para Avicena, o mundo natural e a Teologia eram os principais conhecimentos. A inteligência humana, para se unir aos conhecimentos da matéria e do céu, precisaria passar por cinco diferentes graduações.
II. Averrois compreendia a inteligência como uma capacidade que transcende as capacidades humanas. Seria ela uma espécie de emanação divina.
III. Avicenae Averrois, inspiraram suas teorias no pensamento dos pré-socráticos, especialmente nas teorias sobre a physis, e defendiam a superação do pensamento mítico pelo pensamento filosófico.
Estão corretas
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Afirmativas I e II estão corretas, se formos analisar ambos se baseiam em Aristóteles, Avicena propõe uma tese original sobre a inteligência humana, que segundo o filósofo persa, estabelece a união entre o mundo material e o mundo celeste pelos seus cinco graus. Já Averróis acredita na divisão da c inteligência, o entendimento humano em duas partes, o intelecto potencial e o intelecto possível ou ativo, afirmando que o conhecimento de Aristóteles foi um presente de Deus que veio para auxiliar a humanidade.
Visto isso a afirmativa III, fala que tais se inspiraram nos pre-socráticos, mas isso não é coerente, uma vez que os pre socráticos vieram antes de Aristóteles, e eles estudavam o mundo físico.
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