A figura indica uma força horizontal, de intensidade 6,0 newton, agindo sobre um corpo de massa de 4,0 kg, que se desloca numa superfície horizontal áspera (com atrito). A força atua ao longo de um deslocamento de 10 metros, ao final do qual a velocidade do corpo é de 5,0 m/s. Se, inicialmente, o corpo estava parado na posição inicial x0=0, a intensidade da força de atrito vale:
Trabalho da força resultante?
Força de atrito?
Trabalho da força de atrito?
Coeficiente de atrito?
Trabalho da força F?
Soluções para a tarefa
Utilizando conceitos variados de cinematica e mecanica básica, temos que:
Trabalho da força resultante = 50 J.
Força de atrito = -1 N.
Trabalho da força de atrito = - 10 J.
Coeficiente de atrito = 0,025.
Trabalho da força F = 60 J.
Explicação:
Então temos que este objeto estava a uma velocidade inicial de 0 m/s e terminou com 5 m/s, após percorrer uma distância de 10 metros, então usando a seguinte formula de cinematica podemos descobrir sua aceleração:
Assim temos que a aceleração média deste corpo durante o trajeto foi de 1,25 m/s². Com isso podemos descobrir sua força resultante durante o trajeto:
Assim esta força resultante foi de 5 Newtons, esta que por sua vez é o resultado da força que aplicamos de 6 N subtraída da força de atrito, logo:
Assim sabemos que esta força de atrito equivale a 1 N.
A força de atrito por sua vez é calculada pela força normal no corpo (que no caso de uma superficie plano é simplesmente o oposto da força peso) vezes o coeficiente de atrito. Assim temos que:
Força peso que por sua vez é massa vezes valor da gravidade:
(força é negativa, pois vai contra o movimento)
Assim este coeficiente de atrito é de 0,025.
E agora para finalizar basta calcularmos os trabalhos realizados pelas forças que é basicamente a força em si multiplicada pelo deslocamento, que em todos os casos é de 10 metros: