A figura abaixo representa duas situações em que um mesmo cubo metálico, suspenso por um fio, é imerso em dois líquidos, X e Y, cujas respectivas densidades, dX e dY, são tais que dX>dY. Designando-se por Ex e Ey as forças de empuxo exercidas sobre o cubo e por Tx e Ty as tensões no fio, nas situações dos líquidos X e Y respectivamente, é correto afirmar que (A) Ex < Ey e Tx > Ty. (B) Ex = Ey e Tx < Ty. (C) Ex = Ey e Tx = Ty. (D) Ex > Ey e Tx > Ty. (E) Ex > Ey e Tx < Ty
Soluções para a tarefa
Sendo Tx e Ty as tensões no fio, nas situações dos líquidos X e Y, respectivamente é correto afirmar que: EX > EY e TX > TY.
Como funciona a pressão hidrostática?
A pressão hidrostática é quando é exercida sobre um fluido em repouso acaba transmitindo integralmente para todas as partes do mesmo.
- PS: Fluidos só deslocam pela diferença de pressão que existe.
Dessa forma, o Empuxo acaba funcionando como quando um corpo está total ou até mesmo parcialmente imerso em um fluido em equilíbrio, onde a mesma acaba projetando sobre uma força sobre o corpo, com duas características principais, logo:
- Sendo o sentido oposto ao peso do corpo e a intensidade por E = Pf sendo o peso do fluido deslocado, além de que a equação fundamental da mesma, será: E = p . g . v.
E quando analisamos o enunciado, verificamos que o volume não se altera porém a densidade dos líquidos acabam sendo divergente e com isso, quanto maior a densidade, maior será o empuxo, mostrando que o empuxo que o corpo X sofre é maior do que o líquido Y.
Finalizando então, verificamos que a força de empuxo no líquido X é maior, o corpo mergulho no líquido X será menor, portanto: EX > EY e TX > TY.
Para saber mais sobre Hidrostática:
brainly.com.br/tarefa/18100902
#SPJ4